Rabo de Baleia

rabodebaleia

Sou um leitor disperso de poesia, apesar de adorar. Me aventuro na arte, mas confesso que sempre tive medo de mostrar e de dizer que faço poesia. Eu sempre quis ter banda, escrever letras. Então, a palavra ‘letras’ talvez caiba melhor. Sim, existem letras que são verdadeiras construções poéticas. E por falar em ‘Construção’, eis uma letra de Chico Buarque que é uma verdadeira poesia. Enfim, discussão acadêmica à parte, o leitor disperso aqui já leu Rimbaud, Ginsberg, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto entre outros.

Eis que assisto a um dos programas de um dos meus canais prediletos, o Arte 1, e vejo uma pequena matéria com Alice Sant’Anna, carioca de 25 anos, que lançou este ano ‘Rabo de Baleia’ (Cosac e Naif), seu segundo livro (o primeiro foi em 2008, ‘Dobradura’. Ela tem mais dois independentes também). Beleza, vi a matéria, prestei atenção, disse ‘hum, legal’ e segui em frente. Aí há alguns dias vi o vídeo de Juliana Gervason, de ‘O batom de Clarice’, que tem um belo canal no you tube, e bati o martelo: vou ler este livro. Fui à livraria Cultura, aqui pertinho de casa e do trabalho, e em menos de duas horas o livro de Alice se tornou um dos melhores que li este ano. Paixão.

foto_alice-santanna_credito-tomas-rangel

Me apaixonei por sua poesia, viu?
Foto: Tomas Rangel

A poesia de Alice, dentro do meu organismo, me fez entrar em um mundo da simplicidade cotidiana, do pequeno que no fundo é o gigante e belo da vida. Um mundo do artesanato, que amo tanto. Poesias com muitas camadas, com belezas que enxergamos na terceira ou quarta leitura. Um livro, penso eu, e repito Heloísa Buarque de Hollanda, que escreve a orelha da obra: DEFINITIVO.

Deixe um comentário

