Amy Winehouse (O Clube dos 27)

amy

Desde que vi um jornalista comentar sobre esta série em HQ fiquei com uma curiosidade imensa. ‘O Clube dos 27’ conta de forma concisa a trajetória de alguns músicos que morreram aos 27 anos. Amy Winehouse, Kurt Cobain, Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix e Brian Jones (um dos fundadores dos Rolling Stones) estão entre os ídolos desta coleção publicada pela Editora Conrad. O projeto foi idealizado pelo jornalistas franceses Cristophe Goffette e Patrick Eudeline com desenhos do espanhol Javi Fernandez.

O primeiro livro da série relata a vida conturbada da britânica Amy Jade Winehouse, morta em junho de 2011. Na primeira página já damos de cara com a letra de  “Cross Road Blues”, de Robert Johnson, lendário guitarrista de blues, também morto aos 27 anos e que diz a lenda: vendeu a alma ao diabo em troca da virtuosidade com o instrumento.

miolo-3

Em 48 páginas de cores fortes, tristes, pesadas, ficamos sabendo que Amy sofreu forte influência do blues, jazz e soul e que tinha entre os seus ídolos, Frank Sinatra, e sua estremecida relação com o pai e a mãe. Não à toa o nome do seu primeiro álbum, ‘Frank‘, de 2003. Mais tarde conhece Blake Fielder-Civil, homem que é retratado como a felicidade e a destruição da cantora. Em 2006 lança ‘Back to Black‘, que alavanca sua carreira e a transforma em uma das cantoras mais prestigiadas do cenário musical. Daí em diante os problemas aumentaram. O circo da mídia foi armado, todos ficaram sabendo dos altos e baixos da cantora até à notícia de sua morte.

A HQ é curta como a vida de Amy foi e acho que os outros livros seguirão assim. Vale a pena como uma introdução e penso que deve ser acompanhada pela audição dos discos e de leituras complementares, caso o leitor queira mergulhar no universo de determinado artista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s