A obra-prima ignorada

balzacFaz tempo que li uma resenha sobre este livro em uma revista e de imediato quis comprar. Fui atrás nas livrarias, mas não achei. Deixei o tempo passar e anos depois encontro a obra pelo preço de R$ 5,00! O interessante é que eu não me recordava que era justamente este o livro que procurei um dia. Procurando a imagem da capa para ilustrar este post vi a capa da edição que estava na revista. Aí liguei as coisas.

Enfim, a obra me interessou muito mais pelo meu atual momento, já que descobri a pintura e me apaixonei de tal forma que mudou minha vida. No livro você encontra, além de ‘A obra-prima ignorada’, o texto ‘Um episódio durante o Terror’, que fala sobre um período durante a Revolução Francesa.

Este é o terceiro livro de Balzac que leio. Parece que ele tem um texto para cada discussão humana. É incrível sua sensibilidade para as questões da arte e do relacionamento. Sim, eu discordo de algumas passagens, de algumas frases, talvez do próprio entendimento do que é moralmente certo para o escritor. Mas, tirando uma coisa ou outra, é inegável que os textos dele são fabulosos e reveladores.

Eu adorei o livro, que discute o que seria a ‘obra perfeita’ e a obsessão pelo belo. Durante esse pouco mais de um ano de envolvimento com a pintura, eu já fiz as minhas reflexões, comprei e ganhei livros sobre movimentos artísticos, e cheguei a algumas conclusões. Uma, que é fundamental e talvez óbvia para muitas pessoas, é que nem sempre a técnica perfeita revela força artística. Você pode estar diante de um quadro que seja a cópia da realidade tal qual uma fotografia, a ponto de você não distinguir uma foto de uma pintura. No entanto, esta técnica apuradíssima, que revela habilidade e talento extremado, pode não conter nenhuma proposta de mudança ou impacto emocional que desperte algo poderoso dentro de nós.

Para quem gosta de reflexões sobre arte em um texto refinado, indico este livro.

Deixe um comentário

