A serpente

É ótimo abrir o link ‘Livros Lidos’ com um autor que sempre quis ler: Nelson Rodrigues. Me tornei  fã de Nelson Rodrigues pelos produtos audiovisuais inspirados em sua obra. Adorava ‘A vida como ela é’ e ‘Engraçadinha’, séries exibidas pela Globo, e vi filmes como ‘Beijo no asfalto’ e ‘Bonitinha, mas ordinária’. Sempre fascinado pelos temas abordados com coragem e crítica social. Depois que li ‘Anjo Pornográfico’, a biografia de Nelson escrita pelo jornalista Ruy Castro, me tornei fã ao quadrado! Desde que a devorei pensei imediatamente em ler tudo escrito por Nelson Rodrigues. Hoje eu comecei a satisfazer este desejo.

Dei uma passada na Cultura para esperar um estabelecimento abrir e retirar um documento. Eu queria começar o ano lendo um livro que tinha que ser bom. Quando vi a coleção de peças de Nelson, editadas pela Nova Fronteira, em formato pocket, pensei que dali tinha de sair o primeiro do ano. E encontrei ‘A serpente’, última peça de Nelson, de 1978, mas encenada em 1980. Nem todos gostam do formato ‘peça de teatro’, mas para mim, texto é texto.

capa

A peça conta a história de Lígia, que se casa virgem com o típico machão violento, Décio. Décio é impotente com Lígia, mas satisfaz outras mulheres fora de casa. Eles se separam depois que ele bate nela. A irmã de Lígia, Guida, compadecendo-se de sua situação oferece Paulo, seu marido, para que a irmã possa perder a virgindade e conhecer as delícias do sexo. No entanto, Paulo e Lígia não esquecem esse encontro e tornam-se amantes.

Bom, não vou contar o fim da história, mas posso dizer que a relação das duas irmãs torna-se instável, conturbada, e o final é trágico.

Eu adorei o livro, adorei a crítica feita pelo escritor. Nós negamos muito os nossos desejos por conta da moralidade social, não é? Mas, obviamente não é só essa a questão abordada. Leiam, leiam. Uma peça curta, em um ato apenas, que revela o poder de síntese que o mestre adquiriu com o tempo. Quase um poema.

Então, passem no link ‘Livros Lidos’ e vejam qual a cotação que ‘A serpente’ recebeu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s