O Vira-Lata

viraResolvi passar na Cultura (do Salvador shopping, para quem não mora na capital baiana) e ver se encontrava algo para ler rápido e me mandar. Nesses casos, geralmente eu vou na seção de quadrinhos. Passeando os olhos pelos livros encontrei ‘O vira-lata’, puxei a obra, dei uma rápida lida para ver se realmente me interessava e…muito, me interessou muito!! O livro é a reunião de nove revistas em quadrinhos do herói negro, filho de cinco pais, que encarna a miscigenação brasileira.

Criado pela dupla Paulo Garfunkel (roteiro) e Libero Malavoglia (desenhos), a primeira aventura do herói saiu na série Grandes Aventuras Animal, em 1991, e foi o batismo da dupla na seara dos quadrinhos. O leitor vai notar que Vira-Lata nada tem de bom moço nessa estreia.

O famoso doutor Dráuzio Varella gostou da revista e resolveu propor a continuidade das aventuras, mas dentro de um contexto educacional, promovendo a edução sexual dos detentos do Carandiru, na época o maior presídio do país. ‘Amigo é pra essas coisas’, ‘Pé na estrada’, ‘Rabo de saia’, Perdas e danos’ ‘A princesa e o poeta’, ‘Armadilha’, ‘Bem na fita’ e ‘Na Amazônia’ trazem um Vira-Lata implacável com os inimigos, mas que acha mané o sujeito que usa drogas e não usa camisinha. Claro, o negão come todas que encontra e se recusa a fazer sexo sem preservativo. As revistas pararam de ser editadas assim que o Carandiru foi desativado em 2002.

Com linguagem direta, violência e muito sexo, as aventuras do Vira-Lata são cultuadas e viraram peças de colecionador. Um filme vem por aí.

Todas as revistas podem ser baixadas gratuitamente no site oficial www.oviralata.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s