TAG sobre livros

Assisti a um vídeo no canal literário de Tati Feltrin (recomendo muito). Esse vídeo contém as perguntas abaixo que respondo para vocês e foram enviadas por um espectador de Tati. Convido a todos e todas para responderem em seus blogs, canais no you tube, etc. Esse tipo de post é divertido e faz a gente lembrar das coisas lidas, reviver emoções, etc.

Parte dos meus amados livros expostos em um dia de arrumação!

1. Você já leu algum livro que mudou sua maneira de ver o mundo?

Acho que todos os livros possuem a capacidade de mudar algo em você, mas há mudanças e mudanças. Você pode ler um livro que apenas confirme que a obra é uma porcaria, que não deixou nenhuma reflexão, que os personagens são mal escritos, etc. Sem dúvida você não é o mesmo depois de lê-lo, mas também nada foi acrescido.

2. Você gostaria que seus diários (ou suas memórias – para quem nunca escreveu um diário) fossem transcritos em um livro e publicados?

Acho que a vida de qualquer pessoa deve ter um lado interessante, mas acho que nem todas as histórias dão bons livros. Eu já escrevi algo de 140 páginas chamado ‘História de bairro’ que é tão ruim que chega a ser engraçado! Enfim, por enquanto minha vida é um livro interessante para mim..rs.
3. Qual é o seu maior medo no universo literário? 

O fim do livro em papel é um medo, mas acho que isso nunca acontecerá. O papel ainda é a melhor tecnologia para se ler um livro. Como disse Umberto Eco: ‘O livro é como a roda’. Não se pode reinventar a roda. 
4. Qual livro você leu e gostaria de ler novamente? 

Vários. ‘Crime e castigo’ e a trilogia ‘Senhor do anéis’ são dois deles!
5. Você considera algum livro da sua coleção como um troféu? (Foi difícil de conseguir ou foi uma conquista, um presente de alguém muito querido… etc.). 

Tem um livro que eu procurei durante 10 anos e só fui achar na maravilhosa Estante Virtual. ‘Personas sexuais’, de Camille Paglia, é um desses livros queridos e raros, além de ser um livro fundamental! Um dos livros mais importante que li na vida!


6. De qual festa ou comemoração que aconteceu nos livros que leu gostaria de ter participado? 

Quando li a festa que ocorre logo no início de ‘A sociedade do anel’, o primeiro livro do Senhor dos anéis, me imaginei lá. Não seria legal bater um papo com Gandalf ou pedir a Bilbo Bolseiro falar sobre sua histórias com o anel?


7. Você já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra que você gosta? 

Não, bullying, não, apenas discordâncias.
8. Você já participou ou conhece algum grupo de leitura? 

Nunca participei de grupos e clubes de leitura. Acho que os canais literários do you tube são a experiência mais próxima disso.


9. Se você tivesse que dividir sua alma em 7 livros, quais seriam? 

Essa pergunta é a mais difícil, mas consegui pensar rapidamente em sete livros. Tenho certeza que deixei vários fora da lista, mas acho que os escolhidos representam bem minha alma.

1 – Personas sexuais (Camille Paglia)

2 – Crime e castigo (Fiodor Dostoievski)

3 – A cama na varanda (Regina Navarro Lins)

4 – Respiração, angústia e renascimento (José Ângelo Gaiarsa)

5 – Trilogia Senhor dos anéis (J.R.R. Tolkien)

6 – Feliz ano novo (Rubem Fonseca)

7 – Clarice, (Benjamin Moser)

10. Se você tivesse o poder, qual personagem de qual livro mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer?

Eu não queria falar desse livro, mas como sou fã dos vampiros, da sua mitologia, foi mais forte do que eu. Não é apenas um personagem, mas todos os vampiros da “saga” Crepúsculo não são vampiros. Para representar todos, ele, Edward Cullen. Vampiros que brilham sob a luz do sol, que não possuem caninos proeminentes…blá…não dá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s