Alex Varenne e Giovanna Casotto

Entrei rapidamente na livraria Cultura só para pegar a revista gratuita que eles editam mensalmente. No entanto, como sempre, perguntei por um autor chamado Georges Pichard, um quadrinista erótico maravilhoso. Queria ler algo dele, mas não tinha. O vendedor me indicou dois livros, que eu acabei lendo ali mesmo. Os dois autores são novos para mim. E digo, os dois livros valem a pena.

O primeiro que li foi todas as histórias reunidas de Erma Jaguar, personagem criado pelo francês Alex Varenne, nascido em 1939. Gostei do traço de Varenne e do roteiro criado, talvez junto com seu irmão Daniel. Mas o livro não traz essa informação. Acho que as histórias eróticas não devem apenas servir como um objeto de excitação, mas trazer uma boa trama também. Eu acho que esse livro nos dá os dois.

 

 

Uma das páginas de ‘Erma Jaguar’

O segundo que li foi o livro da italiana Giovanna Casotto. Na capa apenas o nome da autora. As ilustração são lindas. Casotto ilustra dez histórias criadas por diversos autores. Os desenhos são muito realistas e suas mulheres têm o recheio e o gestual das pin-ups dos anos 50. Casotto tira fotos dela mesma em diversas posições que mais tarde servirão de base para os seus desenhos. Eu já li muitas HQs eróticas e as personagens de Casotto talvez sejam as mais bonitas que vi até agora. Neste caso, na minha opinião, a arte é a força do livro. Tem uma história que não possui palavras e mal notamos a sua necessidade. As imagens falam por si.

Uma das belas de Giovanna Casotto

2 pensamentos sobre “Alex Varenne e Giovanna Casotto

    • Oi, Lua! Que bom você por aqui. Eu sou fã de quadrinhos e adoro os eróticos. Milo Manara é outro que sou fã.
      Realmente, os traços de Casotto são lindos. Se tiver oportunidade dê uma olhada no livro dela.
      Beijos!

Deixe um comentário

