Um mês, 31 filmes. Dia 31

Dia 31: Minha Vida em 3 Sequências.

Último dia de meme. Adorei ter participado dessa viagem por uma das artes que mais me fascinam! Esse meme já nasceu meio subversivo, já que não são exatamente 31 filmes que a gente escolhe e há categorias como Melhor Diretor e Melhores Ator e Atriz. Mas no final tudo é cinema!

O primeiro filme que escolhi não tem uma sequência específica para ser destacada. Não é um filme bom, muito pelo contrário. Assim como ‘Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida’ (adoro!) foi o filme da minha vida, já que foi o primeiro assistido em um videocassete e o que iniciou minha paixão pelo cinema, ‘Willow – Na Terra da Magia’ (1988) foi o primeiro que vi no cinema por volta dos 10 anos de idade e também tem sua importância no desenvolvimento dessa paixão. A produção é dirigida por Ron Howard, tem como roteirista George Lucas e é estrelado por Val Kilmer. 

Pulando para a adolescência, embora o filme não tenha sido visto nessa fase, tenho que citar novamente ‘A Felicidade Não Se Compra’ (1946). Foi na adolescência que mais sofri com amizades, algo que sempre considerei uma das coisas mais importantes da vida. O filme de Frank Capra é um dos meus prediletos e traduz bem a importância de se conquistar amigos e de fazer o bem às pessoas. Já falei sobre esse filme no meme, mas não vi outro que pudesse me representar tão bem nessa fase.

Acho que a sequência final do filme, quando ele se vê cercado de pessoas dispostas a ajudá-lo a se livrar da decadência na qual se encontra, é muito bonita. Cada gesto dele com intenção de ajudar alguém no passado ganha sua recompensa. É uma cena linda de amizade, fraternidade. Eu sempre me emociono nesse filme. Só achei o trecho em inglês.

Outro filme que não tive escolha e tenho que repeti-lo. ‘A Árvore da Vida’ (2011), de Terrence Malick, foi um dos filmes mais importantes que vi. E nessa minha fase de vida, com filha, um pouco mais maduro (34), sempre refletindo sobre o que é amar (sexo, amizade, casamento), sobre nosso destino como seres humanos, sobre as ameaças produzidas pelo homem e as que podem vir do espaço, sobre religião, sobre o fim do sol, etc, etc. Bom, no fim das contas não há outra solução para vida do que amar, seja seus amigos, as pessoas que você escolhe como família e as de sangue que você considera sua família, seus companheiros e companheiras de romance etc etc. Amar, para mim, desapega, deixa leve, faz você colocar à vida em perspectiva e valorizar o essencial para ser feliz.

A sequência abaixo mostra uma das coisas que mais me emocionaram no filme e que me emocionam na vida: o universo, a natureza. Pode ser entendiante para alguns, mas faz todo sentido dentro da produção de Malick e todo o sentido do mundo para mim.

Essa é Minha Vida em Três Sequências até o momento. 

Bom, chego ao fim desse meme já com saudade. Consegui postar um filme por dia sem pular nem um dia sequer. Achei que não fosse conseguir, mas no fim deu tudo certo. Quero agradecer a todos os que participaram e que me deram muitas dicas de filmes. Continuo acompanhando aqueles que seguem na viagem! Que venha outro meme tão delicioso quanto!

2 pensamentos sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 31

Deixe um comentário

