Um mês, 31 filmes. Dia 30

Dia 30: Nunca Mais (Filme Mais Traumático).

Esse tópico foi dos poucos que o filme me veio de imediato à cabeça. Não tinha dúvidas de que uma das produções mais traumáticas que vi foi ‘A Serbian Film – Terror Se Limites’ (2010), do diretor sérvio Srdjan Spajosevic. Escrevi um texto mais longo sobre o filme aqui. Realmente não pode ser visto por qualquer pessoa. Muitas cenas me causaram extremo desconforto e na pior delas encontra-se um estupro de um recém-nascido. Tempere o filme com incesto, mutilação, pedofilia, necrofilia e por aí vai.

Tanto Spajosevic quanto o roteirista Aleksandar Radivojevic disseram em entrevistas que quiseram fazer uma crítica às atrocidades vividas pela Sérvia em sua história recente. De fato o país desceu à Idade das Trevas. Mulheres eram estupradas, engravidavam e quando tinham o bebê a criança era morta na frente das mães, para citar apenas um fato execrável, o mais baixo grau de torpeza e vilania humana!!! (se é que podemos chamar tal ato de humano!!!). E se não me falha a memória foi isso que aconteceu. Ou as mães eram mortas ou as crianças – o que não diminui a monstruosidade.

Bom, é um filme que dividiu as opiniões e foi proibido em muitos países. Pessoas gostam pela mensagem política, já outras detestaram, acharam excessivo em sua violência. Eu achei a proposta do filme interessante e entendi mais a produção quando li entrevistas do diretor e do roteirista. Ainda assim não posso dizer que assistiria outra vez. Mas é uma obra de ficção e seus realizadores têm o direito de se expressar artisticamente!

Eu terminei o filme exaurido, querendo me deitar! Foi a experiência cinematográfica mais cruel que já vi.

2 pensamentos sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 30

  1. Eu não vi e nem vou ver. Tudo que li sobre ele me indica que é um filme que me desagrada em essência. Nem por isso concordo com o absurdo de censurar. Crepúsculo é horrível como cinema (que é o único critério válido, na minha opinião, pra uma recusa em ver) e nem foi censurado 🙂

Deixe um comentário

