Um mês, 31 filmes. Dia 27

Dia 27: Melhor Cena de Violência.

O meu escolhido está guardado aqui em casa. Comprei, mas confesso que depois de assisti-lo duas vezes não pretendo mais vê-lo. É um filme que eu considero muito bom, poético até, mas as cenas de violência mexeram muito comigo. É um filme que merece ser visto pelo menos uma vez, porque não é gratuito em nada que mostra. ‘Irreversível’ (2002), do diretor francês Gaspar Noé, estrelado por Monica Bellucci e Vincent Cassel, é o eleito que traz uma das cenas mais horríveis que já vi.

O filme narra de forma inversa a tentativa de vingança de dois amigos, Marcus (Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), em busca de um estuprador que violentou Alex (Bellucci), mulher de Marcus. O longa segue revelando de trás para frente os fatos que levaram ao horrível acontecimento. O estupro foi uma das piores cenas de violência que vi e há outras nada agradáveis, mas tudo faz parte de um contexto desesperador. A própria câmera é movimentada para perturbar o espectador. Todo o filme é carregado de tensão sexual fortíssima, mas o fim (que é o começo) nos reserva uma beleza quase idílica. Só que já é tarde demais. Eu acho.

A escolha do filme se deve à qualidade deste e a cena do estupro foi uma das piores que vi. Essa cena me fez escolher a produção. A melhor cena de violência na verdade é a PIOR. Não há nenhum fetiche psicologicamente debilitante em minha escolha!! É bom deixar claro! rsrs! E como a cena é muito forte, eu não fiz questão de colocar aqui. Segue abaixo um trailer.

2 pensamentos sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 27

  1. Um filme sério, daqueles que nos revira e nos coloca inquietações. Um filme adulto, não só pelo conteúdo, mas pela maturidade com que constrói as situações. Não há saída fácil nem consolo rápido. Gostei muito da escolha.

Deixe um comentário

