Um mês, 31 filmes. Dia 26

Dia 26: Unha e Carne (Melhor Amizade).

A amizade é uma das coisas mais valorizadas por mim. Não sei se consigo, mas tento ser um amigo verdadeiro. Provavelmente já decepcionei algumas pessoas, mas acho que conquistei muitas amizades. Algumas mesmo distantes agora terão sempre um ótimo sabor quando nos encontrarmos novamente.

Eu escolhi um filme brasileiro muito bonito e que fala de uma amizade entre um garoto que pretende encontrar seu pai que nunca conheceu e uma senhora que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

O road-movie dramático ‘Central do Brasil’ (1998), de Walter Salles, é o meu escolhido. Não é uma amizade que nasceu na infância, onde os personagens sempre conviveram e sabem tudo um do outro, mas ao longo do filme esse sentimento construído é tão forte que parece que eles sempre estiveram juntos.

Josué e Dora em uma jornada que transformará os dois

A jornada de Dora (Montenegro) e Josué (Vinícius Oliveira) pelo interior do Nordeste é muito bem construída pelo roteiro de Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro. Tudo começa quando Josué e sua mãe, Ana (Soia lira), resolvem escrever uma carta para o pai do menino dizendo que o filho um dia quer visitá-lo. Ao saírem da estação, Ana é atropelada e morre e Josué passa a morar no local. A princípio Dora não pretende ajudar o garoto e até tenta vendê-lo para uma traficante de crianças, mas resolve ajudá-lo e os dois embarcam em uma viagem pelo sertão nordestino. Um lindo filme sobre amizade e transformação, de como o amor pode modificar o sentido da vida das pessoas. Nada clichê, pura verdade.

O filme ainda conta com os atores Mateus Nachtergaele, Marília Pêra, Othon Bastos, Caio Junqueira e Otávio Augusto. A linda trilha sonora é de Antônio Pinto e Jaques Morelenbaum e a fotografia é do excelente Walter Carvalho. Filmaço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s