Um mês, 31 filmes. Dia 21

Dia 21: Preto no Branco (Melhor Noir).

Sei que vou contrariar uma regra, pois o item refere-se a um noir em preto e branco. Eu pensei em outros títulos, mas eu tinha que fazer justiça à minha biografia. ‘Chinatown’ (1974), dirigido por Roman Polanski, foi o primeiro filme noir que me impressionou e está entre os meus preferidos.

O longa é estrelado por Jack Nicholson, que faz o papel do detetive J.J. Gittes, e por Faye Dunaway, no papel da misteriosa Evelyn Mulwray, que procura Gittes para investigar uma possível traição de seu marido, um prestigiado engenheiro. Mesmo havendo cenas mais importantes, muitos anos não me fizeram esquecer a cena na qual o próprio diretor, que faz uma ponta no filme, corta com uma faca uma das narinas de Gittes.

 

Deixe um comentário

