Um mês, 31 filmes. Dia 15

Dia 15: Melhor Horizonte (fotografia inesquecível).
Escolhi um filme que foge ao conceito de filme sério, um conceito tolo e que não quer dizer nada. Filmes de drama europeus não são necessariamente mais sérios do que uma fantasia da Disney, tudo depende do roteiro, da direção, ou seja dos aspectos técnicos e artísticos. Senta que la vem a história:

Em 2000, quando eu estudava em São Paulo, vi um adolescente entrar no ônibus com o livro ‘O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel’, de J.R.R. Tolkien. Já tinha lido sobre a obra de Tolkien na revista Sci-Fi e me interessado. Quando vi o menino subir as escadas do coletivo sem tirar os olhos do livro, me bateu um estalo. Depois, por coincidência (ou não), eu sempre encontrava esse menino lendo no ônibus. Pensei: “Tenho que comprar”. No fim de semana fui ao Aeroporto de Congonhas, que ficava perto de minha casa, entrei na Livraria La Selva e comprei a obra de 600 páginas. Paixão total. Me tornei fã de Tolkien e li as sequências “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”, além de “O Hobbit”, que deu início a tudo.

Andrew Lesnie fez uma lindo trabalho para o filme de Jackson. Aqui, Gandalf chega à vila dos Hobbits

Quando soube que a obra seria levada aos cinemas pelo cineasta neozelandês Peter Jackson, me tornei um ansioso crônico. Finalmente, em 2001, sentei na cadeira e vi o monumental filme de 3 horas de duração. Cheguei à conclusão que acabara de ver um clássico. No Oscar de 2002, a produção levou quatro estatuetas, todas técnicas, e uma delas foi Melhor Fotografia.

Um diretor de fotografia cuida da iluminação, enquadramento, discute com o diretor a composição das cores, tipos de lente, além dele mesmo operar uma câmera. Uma fotografia bem feita revela a atmosfera visual do filme e traduz as intenções do roteiro e do diretor.

4 pensamentos sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 15

Deixe um comentário

