Um mês, 31 filmes. Dia 10

Dia 10: Melhor filme de guerra.

Dois filmes me vieram à mente no momento que li essa categoria. O primeiro foi o maravilhoso ‘Platoon’ (1986), de Oliver Stone, com Charlie Sheen, Willem Defoe e outros grandes atores. Mas quem venceu essa disputa foi ‘Apocalypse Now’ (1979), de Francis Ford Coppola, e que conta com um elenco fabuloso: Martin Sheen, Robert Duval, Denis Hopper, Marlon Brando, Harrison Ford…

Quem leu ‘Como a geração sexo, drogas e rock-and-roll salvou Hollywood’ ficou sabendo das dificuldades do diretor em filmar em uma locação onde tempestades assolavam o set (o longa foi rodado nas Filipinas), Martin Sheen sofreu um enfarte durante as filmagens, Coppola ameaçou se matar etc. Depois de tantos contratempos, o filme ficou pronto após três anos, mas o resultado é um clássico do gênero que fala sobre o horror da Guerra do Vietnã.

Marlon Brando no Coração das Trevas (livro de Joseph Conrad que serviu de inspiração para o filme)

Um resumo rápido do filme: O exército americano convoca o capitão Willard, que é vivido por Martin Sheen, para matar o coronel Kurtz (Marlon Brando) na selva do Camboja. Kurtz é tido como louco e já matou inocentes, mas ao encontrá-lo Willard percebe que os nativos o consideram um verdadeiro deus.

Entre tantas cenas belas (lindas artisticamente, já que qualquer guerra é podre e só denigre a humanidade), eu destaquei o momento no qual o tenente-coronel Bill Kilgore (Robert Duval) comanda um ataque a uma vila vetnamita. Para inspirar os soldados ele pede que ‘Cavalgada das Valquírias’, de Richard Wagner, seja tocada para que seja a trilha sonora da carnificina. O mais alto grau da baixeza humana, mas uma memorável cena.

Aqui está o link para a cena, já que eu não encontrei um vídeo onde o código de incorporação estivesse liberado.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s