Um mês, 31 filmes. Dia 8

Dia 8 – Filme Cebola (mais triste de todos)

Parece improvável que um número grande de pessoas chore por causa desse filme – acho eu! O fato é que ‘A Árvore da Vida’ (2011), de Terrence Malick, foi um dos filmes mais importantes que já vi e o que eu mais chorei no cinema. Eu escrevi sobre a produção e quem se dispuser em ler a resenha pode conferir minhas impressões sobre o longa estrelado por Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chanstain.

A história do casal vivido por Pitt e Chanstain que perde um filho adolescente é salpicada por lembranças, reflexões, formando um mosaico sem ordem, sem começo, meio e fim, mas que faz total sentido à medida que a história se desenrola.

As imagens do espaço, da terra ainda habitada por dinossauros e de uma luz, que simbolicamente penso que seja Deus, me tocaram profundamente. Eu tenho essa paixão pelo Universo, pelo desconhecido, e certa angústia pelo fato de saber que nossa espécie vai acabar. Inevitavelmente seremos extintos. Não falo de um meteoro ou da capacidade humana para a autodestruição. Falo do sol. O sol é uma estrela e um dia morrerá. Em uma das fases de morte, ela se transformará em uma gigante vermelha que engolirá a Terra (esse é um resumo extremo). Isso poderá não acontecer por um milagre ou, caso ainda estejamos aqui, por obra da tecnologia humana.

A diáfana Jessica Chastain

Pois é, pessoal. Eu me emocionei muito pela perda do casal, mas muito mais por saber que o ser humano valoriza o mais superficial, o mais supérfluo, o mais inútil da existência. Acreditando em Deus ou não, acho que a vida é um milagre.

5 pensamentos sobre “Um mês, 31 filmes. Dia 8

  1. Até baixei, mas excluí depois. Tem filmes que penso em ver porque estão gerando comentários e tal, mas aí eu penso: “ei, mas eu nunca quis ver, de verdade, esse filme, então pra quê tô indo ver?” e desisto, rs.

    • Hahaha! Sabe, existem filmes que demoram da gente ver, mas quando vemos pensamos: “Caramba, como eu não vi esse filme antes?”. Mas se não há nenhuma vontade de assistir, deixa pra depois e pronto. Estou com dois aqui nesse impasse: apago ou não!
      Beijos!!!

Deixe um comentário

