Fragmentos de Kurt Cobain

Com este ‘Kurt Cobain: Fragmentos de Uma Autobiografia’, eu fecho a minha trilogia sobre o músico líder do Nirvana. Já tinha lido ‘Mais Pesado Que o Céu’, do jornalista americano Charles Cross e recentemente li e escrevi aqui no blogo sobre ‘Come As You Are – A Biografia do Nirvana’, de outro jornalista americano, Michael Azerrad. Existem outros livros sobre a banda e o músico, mas foram esses livros que sempre quis ler.

‘Fragmentos’ é do jornalista brasileiro Marcelo Orozco e foi lançada em 2002. O livro é interessante porque propõe revelar , por meio das letras, melodias e forma de interpretação de Cobain, os passos do músico até o fatídico 5 de abril de 1994, data do suicídio de Kurt. Obviamente que essa visão não é apenas de Marcelo, porque os outros autores também perceberam as pistas deixadas por Cobain, mas o jornalista não se limita a reescrever o que já foi dito e tece seus comentários sobre a obra de Cobain. E faz isso com lucidez e inteligência.

Cada capítulo do livro é um disco, no qual Orozco apresenta as circunstâncias da gravação do álbum, algumas curiosidades, para logo depois esmiuçar letra por letra do disco. O legal é que ele coloca a letra em inglês e depois sua tradução, analisando a alma de Cobain por meio dos versos. Legal também, pelo menos para mim, porque eu adoro ler letras e agora tenho todas da banda. No capítulo chamado ‘Extras’, o leitor vai encontrar as letras de faixas que saíram apenas em compactos ou em gravações mais obscuras, além de letras de músicas de compositores que Cobain era fã e que o Nirvana fez covers. Essas escolhas também refletem a personalidade de Cobain e seus ideais artísticos.

Acho que o nome do livro já dá a ideia de que não é completamente possível revelar tudo sobre o homem e artista Kurt Cobain, ainda mais um homem tão conturbado e muitas vezes paradoxal. O que se pode fazer é reunir esses fragmentos (sua arte) para tentar montar um perfil psicológico mais próximo da verdade, digamos. Marcelo Orozco se mostrou capaz de acrescentar informação sem a pretensão de dar a última palavra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s