Marina de La Riva e Pitty

A primeira vez que ouvi Marina de La Riva foi quando escutei o disco de Lulu Santos ‘Acústico MTV 2’, onde eles interpretam a música ‘Adivinha o quê’. Achei a voz dela bonita e a imagem que fiz da cantora quase correspondeu à persona real quando vi o clipe extraído da apresentação. Achei Marina linda. Tirando este fato genético fui atrás da carreira para saber quantos discos tinha gravado, ver entrevistas etc. Marina, que é uma carioca de 38 anos, só gravou este disco homônimo, em 2007.

A cantora interpreta músicas cubanas e brasileiras com um acento que imprime personalidade e sua voz é boa, mas não a considero uma grande intérprete ainda. Obviamente ela é corajosa, mas achei o álbum sem calor, sem a sensualidade que ouvi na interpretação com Lulu Santos. Pedro Alexandre Sanches, da revista Carta Capital, um dos críticos mais temidos pelos músicos, disse que o disco foi um dos melhores de 2007.

Os avós paternos e o pai, cubanos, fugiram para Miami durante a revolução, em 1959

Considerei o disco bom, com excelentes músicos, e merecedor dos ouvidos de quem ama música, mas, para mim, ainda falta pegada (talvez essa palavra seja mais adequada ao rock, mas é dessa forma que sinto).

Faixas:

01 – Tin tin Deo, 02 – Central Constancia, 03 – Ta-hi! (Pra Você Gostar de Mim), 04 – Drume Negrita, 05 – Ojos Malignos, 06 – Sonho Meu, 07 – Mariposa, 08 – La Caminadora, 09 – Adeus, Maria Fulô/La Mulata Chancletera, 10 – Tengo un Nuevo Amor, 11 – Juramento, 12 – Pensamiento, 13 – Si Llego a Besarte e 14 – Te Amaré y Después

E por falar em pegada, ouvi recentemente o registro ao vivo de Pitty, ‘Trupe Delirante No Circo Voador’ (2011), e achei bom. O álbum foi gravado em show feito no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em 18 de dezembro de 2010. O repertório de 17 faixas inclui a inédita ‘Comum de Dois’ e um cover de ‘Se você pensa’ (1968), de Erasmo e Roberto Carlos. Acho que a cantora baiana consegue imprimir energia às suas interpretações, além de possuir uma boa banda. Neste registro, Pitty não inclui nenhuma música do segundo disco, ‘Anacrônico’ (2005), deixando o repertório basicamente por conta de ‘Admirável Chip Novo’ (2003) e ‘Chiaroscuro’ (2009).

Eu gosto de Pitty como cantora e acho que ela segura muito bem a onda no palco, como visto no clipe ‘Se você pensa’. Tenho certeza, também, que ela se tornou uma espécie de porta-voz da sua geração justamente porque critica os problemas sociais de forma direta, crua, em suas letras. No entanto, para mim, muitas vezes o discurso da cantora é ralo, como nos versos da música ‘Desconstruindo Amélia’.

Sem dúvida, a baiana é boa de palco!

O que posso dizer é que o disco é bom e sempre ouço os trabalhos dela, mas a artista não figura entre minhas referências ou artistas prediletos do rock, infelizmente.

Faixas:

01 – 8 Ou 80
02 – Fracasso
03 – Dsconstruindo Amélia
04 – Água Contida
05 – Emboscada
06 – Trapézio
07 – Rato Na Roda
08 – Só Agora
09 – Medo
10 – Comum De Dois
11 – Só De Passagem
12 – Pra Onde Ir
13 – Senhor Das Moscas
14 – O Lobo
15 – Se Você Pensa
16 – Todos Estão Mudos
17 – Me Adora

4 pensamentos sobre “Marina de La Riva e Pitty

  1. Pitty? Eca! rsrs

    Eu gostei dela na época do Admirável Chip Novo, e gostava das bandas em que ela tocou em Salvador também. Mas hoje não. Não sei se o problema está em mim, que não sou mais adolescente e deixei de ser público pra suas músicas, ou no repertório dela mesmo.

    Ontem vi um trecho do clipe de Se Você Pensa na MTV. Minha sensação foi a de que eu poderia pegar no sono durante aquele cover. Sem alma, sem energia (por mais que ela, concordo com você, tenha energia/presença de palco), enfim, um cover bem desnecessário mesmo. E, claro, como fã de Roberto que sou, torço o nariz pra qualquer versão que não seja, ao menos razoável. Aproveitando, deixa eu fazer uma indicação. Você conhece um cara chamado Renato Godá? Acho ele muito bom. E faz um cover de Roberto que é uma beleza: Nasci para chorar http://www.youtube.com/watch?v=dN2Tm-983IA Esse sim um cover com alma, energia e, ao mesmo tempo, com cara própria, hihi.

    Ah, eu não conheço muito da Marina, mas já ouvi a versão com Lulu Santos (dessa que é a única música dele de que consigo gostar). É bem legal mesmo.

    Beijo!

  2. Concordo com você, Deise, MESMO! Para mim, ‘Admirável Chip Novo’ é o melhor disco dela. Não consigo gostar muitos das letras e das melodias de Pitty. Eu me esforço pra isso, mas não consigo. Não acho que seja porque você não é mais adolescente, mas penso que o discurso de Pitty é meio fraco, pouco consistente. Eu amo rock. Rock muitas vezes fala de bobagens (mas não quer dizer que seja ruim por isso), mas quando a pessoa quer falar sério, digamos, precisa ter consistência.
    O clipe de ‘Se você pensa’, concordando com você novamente, nunca chegará aos pés de Roberto, mas Pitty é boa de palco, penso eu. E esse cover é fruto de marketing mesmo. Pitty veio do underground e ela nunca chegaria a ter essa visibilidade se não ficasse mais pop. As música de Roberto são ótimas pra isso, pra chamar gente! Barão Vermelho, Jota Quest (acho um saco) e outras bandas fizeram covers dele. Quem fez um cover muito bom de Roberto Carlos, para mim, foi Adriana Calcanhoto na música ‘Corro demais’ (acho que o título é esse).
    Quanto a Lulu, acho ele um guitarrista e melodista muito talentoso! Adoro dezenas e dezenas de músicas dele.
    E vou atrás desse Renato Godá pra ver isso!
    Adoro esses comentários longos e com dicas! Beijos!

  3. É, eu gostei da banda de Marina, mas apenas umas duas músicas mexeram comigo. O disco, para mim, é sem tesão nenhum! E isso é fundamental. Não basta a questão técnica, não! E Pitty é aquela coisa rala. Mesmo que ela segura bem um show, as músicas não fazem minha cabeça. O único disco dela que voltaria a ouvir com certo prazer é o ‘Admirável Chip Novo’.
    Abraços, Rodrigão!

Deixe um comentário

