Elton John: A Biografia

Desde adolescente gosto muito das músicas de Reginald Dwight. ‘Nikita’ e ‘Sacrifice’ estão presas em minha memória afetiva. Sim, Reg Dwight é ninguém menos que Elton John, um dos compositores que mais adoro. E essa sua biografia, embora não seja oficial (Elton leu e gostou), é escrita com excelência por David Buckley que, entre outras atividades, é colaborador da respeitável revista musical Mojo. O livro tem 336 páginas e é dividido em três partes e 16 capítulos: O Nascimento de um Superstar 1947-1974, O Colapso de um Superstar 1974-1987 e Encontrando Elton John 1987-2006.

É óbvio que em um livro sobre um artista com Elton, o leitor vai encontrar a alma conturbada de um ser humano, que, nesse caso, teve dificuldade em assumir que era homossexual, que foi dependente de cocaína e alcoólatra, que é bom cantor e compositor mas não acreditava nisso e que possui baixa automestima até os dias de hoje. Ou seja, altos e baixo de uma personalidade altamente criativa que foi engolida pela fama e ressurgiu algumas vezes para provar que ainda era excelente no que fazia.

Eu tenho a impressão de que há poucos que não gostem de pelo menos uma música de Elton John, mesmo que ele não seja um dos seus artisas prediletos. É claro que durante essa viagem pela vida de Elton, eu ouvi novamente alguns de seus discos. São muitas músicas clássicas, melodias memoráveis, prova de seu talento. Talento este que ganhou tônus com as belas letras de seu parceiro de 35 anos trabalho, Bernie Taupin. Sem dúvida uma das duplas mais prolíficas do pop.

Elton John e Bernie Taupin: dupla genial!

Não vou depurar cada parte do livro, apenas indicar esta obra para quem ama música e admira o trabalho de Elton John. Há muitas curiosidades no livro relacionadas a outros grandes nomes da música, como David Bowie e John Lennon.

Gary Osborne, um dos letristas de Elton, escreveu o prólogo e afirmou que este foi o melhor livro já escrito sobre o músico.

Prediletos:

Se eu tivesse que escolher cinco álbuns de EJ, ficaria com ‘Elton John’ (1970), ‘Goodbye Yellow Brick Road’ (1973), ‘Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy’ (1975), ‘Songs From The West Coast’ (2001) e ‘Peachtree Road’ (2004) + a música ‘The One’, do álbum  ‘The One’ (1992) e ‘Tiny Dancer’, do disco Madman Across the Water’ (1971).

5 pensamentos sobre “Elton John: A Biografia

  1. Eu não sou o que se pode chamar de FÃ de Elton John, mas admiro muito a sua música. Desde que meu pai comprou o excelente CD “Elton John Love Songs (1995)” a muito tempo atrás, não parei mais de ouvi-lo. “Nikita”, “Sacrifice”, “Candle in the Wind” e principalmente “Your Song” são as minhas músicas favoritas dele.

    Abs.

    • Oi, João! As músicas que você citou fazem parte da minha vida e também as adoro. Caso tenha oportunidade, ouça o disco ‘Songs From The West Coast’. Rapaz, é um disco lindo do início ao fim!
      Abraços!!!

    • Olá, Mário. O melhor a fazer, em qualquer área da cultura, é você mesmo consumir e aprovar ou não. Ouvi dizer não significa nada..rsrs. Eu achei essa biografia muito bem escrita. Me revelou muito sobre o homem e o artista Elton John. Acho que você deveria ler.
      Abração e obrigado pela visita e pelo comentário.
      Apareça mais!!!

Deixe um comentário

