Escuta Só: Do Clássico ao Pop

Geralmente eu leio primeiro o livro e depois comento aqui. Mas fiquei muito entusiasmado com esse ‘Escuta Só: Do Clássico ao Pop’, do crítico musical Alex Ross. Ele já trabalhou no New York Times e atualmente atua na New Yorker. É um cara que admiro muito. Por isso, quando me deparei com este livro, não tive escolha: era levar ou levar. E ótimo que ele não estava caro.

Ross avisa: “Esqueceram de definir a música como algo que vale a pena amar”. Confesso que não vivo sem música. Ela sempre esteve presente em minha vida, servindo como uma paleta de cores que transforma minhas experiências pessoais em algo muito mais intenso. Gosto também da ideia dele de que “sempre quis falar de música clássica como se fosse popular e de música popular como se fosse clássica”.

O livro é uma coletânea de 20 artigos, a maioria nasceu na seção que ele escreve para a New Yorker desde 1996. Ross e sua escrita refinada e palatável passeia de Kurt Cobain a Bach, de Scubert a Bob Dylan.

Alex Ross (Foto: divulgação)

Tenho certeza que não estou sendo leviano em indicar este livro sem mesmo antes lê-lo e quando terminar essa viagem, sem dúvida alguma, sairei mais rico musicalmente. Outra coisa interessante da obra é que ela traz o endereço de um site onde os leitores têm acesso às músicas discutidas no livro, além de um glossário de termos musicais.

Quem ama música e quiser dar uma “conversada” com o livro em alguma livraria, tenho a impressão que é pouco provável não levá-lo para casa.

Deixe um comentário

