Pílulas musicais 2

Trouxe alguns discos que ouvi nessas últimas duas semanas. Uma mistureba interessante, mas nem sempre estimulante. Vamos a eles.

Apesar do filme ser fraquinho, a trilha sonora do filme The Runaways é muito legal. Tem clássicos como ‘Rebel Rebel’, de David Bowie até Sex Pistols com ‘Pretty Vacant’. Mas eu gosto muito da música ‘Cherry Bomb’, cantada pela atriz Dakota Fanning.

1. Nick Gilder – “Roxy Roller”2. Suzi Quatro – “The Wild One”3. MC5 – “It’s A Man’s Man’s Man’s World”4. David Bowie – “Rebel Rebel”5. Dakota Fanning – “Cherry Bomb”6. The Runaway – “Hollywood”7. Dakota Fanning – “California Paradise”8. The Runaways – “You Drive Me Wild”9. Dakota Fanning & Kristen Stewart – “Queens Of Noise”10. Kristen Stewart & Dakota Fanning – “Dead End Justice”11. The Stooges – “I Wanna Be Your Dog”12. The Runaways – “I Wanna Be Where The Boys Are (Live)”13. Sex Pistols – “Pretty Vacant”14. Joan Jett – “Don’t Abuse Me”.

Ouvi ‘Sweet Jardim’, da cantora e compositora paulista Tiê, e não me entusiasmei. Confesso que ouvi apenas uma vez, o que pode prejudicar a avaliação. O disco é minimalista, bem simples, gravado na casa da artista. Tem um som gostoso, mas as composições não me agradaram. Para mim, o destaque vai para ‘Assinado Eu’. Ouvi um palhinha do segundo disco dela, o ‘A Coruja e o Coração’. Fiquei bem mais empolgado.

1. Assinado Eu 2. Dois 3. 5 Andar 4. Passarinho 5. Aula de Francês 6. Chá Verde 7. Te Valorizo 8. Stranger But Mine 9. A Bailarina e o Astronauta 10. Sweet Jardim 11. Se Namora.

Como disse no post anterior, eu gostei muito do clipe de ‘Nightwalker’, a 9ª faixa do disco de estreia do paulista Thiago Pethit. Talvez seja a melhor música do álbum ‘Berlim, Texas’, que possui semelhança com o disco de Tiê. Inclusive, Tiê toca e canta neste disco de Thiago, além de também compor com ele no seu EP ‘Outro Lugar’, lançado em 2008. As músicas têm no estilo folk sua base , que muitas vezes me parece modorrento demais. Eu queria ter gostado…

1. Não Se Vá 2. Mapa Mundi 3. Forasteiro 4. Sweet Funny Melody 5. Voix De Ville 6. Fuga Nº1 7. Outra Canção Tristonha 8. Birdhouse 9. Nightwalker 10. White Hat 11. Don´t Go Away.

Hoje vocês podem dizer que eu estou chato! Eu sou fã de Marcelo Camelo, acho o sujeito um bom compositor. Mas ainda não fez um disco solo que merecesse meus aplausos de pé, no máximo sorrisos aqui e acolá. Para mim, o melhor trabalho dele continua sendo ‘Bloco do Eu Sozinho’, com o Los Hermanos. Gostei mais do ‘Sou’ (2008). Este ‘Toque Dela’ traz bons momentos, como a faixa ‘Ôô’. Eu juro que me esforcei para gostar, mas a cada música fui me decepcionando.

1. A Noite 2. ô ô 3. Tudo Que Você Quiser 4. Acostumar 5. Três Dias 6. Pra Te Acalmar 7. Vermelho 8. Pretinha 9. Despedida 10. Meu Amor é teu.

Cada vez que ouço ‘O Micróbio do Samba’, de Adriana Calcanhoto, gosto mais. Eu gosto de todas as faixas. Não saberia dizer se aprecio mais ‘Eu vivo a sorrir’, ‘Mais perfumado’, Vai saber?’, ‘Deixa, Gueixa’ ou ‘Beijo Sem’. É melhor parar por aí ou o disco todo entra nessa lista. Adriana samba do seu jeito, com seu acento minimalista e preciso. O disco é muito bem produzido. Letras e melodias muito boas. Adorei.

1. Eu vivo a sorrir 2. Aquele plano para me esquecer 3. Pode se remoer 4. Mais perfumado 5. Beijo sem 6. Já reparô?7. Vai saber?8. Vem ver 9. Tão chic 10. Deixa, gueixa 11. Você disse não lembrar 12. Tá na minha hora.

The Rolling Stones é uma das bandas que mais gosto. Lendo a boa biografia de Keith Richards, ‘Vida’, me tornei mais fã ainda desse genial guitarrista. Apesar de Mick Jagger ser um excelente cantor e um showman fascinante, além de um ótimo letrista, é KR quem dá aos Stones sua impressão digital sonora. Então resolvi escutar ‘Talk is cheap’ (1988), o primeiro solo dele. KR, depois de uma crise com Mick, montou a excelente banda X-Pensive Winos e juntos gravaram essa pérola que tem as bases dos Stones: R&B, Blues, música negra na veia. Um excelente disco.

1. Big Enough 2. Take It So Hard 3. Struggle 4. I Could Have Stood You Up 5. Make No Mistake 6. You Don’t Move Me 7. How I Wish 8. Rockawhile 9. Whip It Up 10. Locked Away 11. It Means A Lot.

Espero que tenham gostado das dicas. Até a próxima.

12 pensamentos sobre “Pílulas musicais 2

  1. Sandro, exceto os “não brasileiros” tenho todos os outros discos e, em alguns casos, infelizmente, tenho que concordar com você. Infelizmente porque como você mesmo fala em algum momento dos seus comentários eu queria ter gostado mais dos trabalhos, já que me entusiasmo muito para comprar, vide o mar de lama musical que chega involuntariamente aos nossos tímpanos no dia-a-dia. Daí quando vou ouvir, cheio de expectativa e buscando uma saída do “inferno”, não consigo me empolgar de fato. O de Tiê tive exatamente a mesma sensação que você, porém, ainda assim, comprei o novo, mas ainda não chegou. O de Thiago está a caminho… ouvi alguma coisa na net, até gostei, mas… parece que falta um pedaço! O de Camelo, tive uma ligeira boa impressão em primeira audição, mas longe de deleite. Soou-me um pouco mais pop que o Sou, mas… também está faltando um pedaço não sei de que, exatamente. Desses, também achei o de Calcanhotto o mais agradável. Mas ainda não escutei todo e plenamente. Ainda assim, o saldo de tudo isso resulta negativo, diante do tamanho e da necessidade de minha expectativa diante dos álbuns.

    Um abraço!

    • Sandro,
      têm discos que geraram grande expectativa e deram conta do recado, como, por exemplo, Feito Pra Acabar, de Marcelo Jeneci, e o de estreia em carreira-solo de Karina Buhr. Esses você devia escutar e fazer comentários. Valem a pena.
      Abraço!

  2. Outras dicas que valem, pelo menos, a audição:
    – Orquestra Contemporânea de Olinda;
    – Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta (Frascos, comprimidos, compressas);
    – Rodrigo Maranhão (os dois dele: Bordado e Passageiro);
    – Baiana System;
    – Verônica Ferriani.

    Depois vaculho na minha coleção outros mais e te indico.

    Abração

  3. Orquestra Contemporânea de Olinda e, principalmente, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, connheço! As outras dicas já vou atrás!
    Grande abraço, Fabão!

  4. Ah, só posso opinar sobre Tiê. E, diferente de você, gosto do cd (quase) inteiro. Tenho que escutar o novo!

    Os outros discos eu não ouvi (e alguns eu nem irei mesmo ouvir: pethit e camelo).

    Reforço a sugestão do outro comentário: Karina Buhr é muito bom! Já Marcelo Jeneci eu acho um saco, rs.

    Beijo

  5. Oi, Deise! É, acho que, como eu disse, ouvir apenas uma vez o de Tiê pode ter prejudicado a avaliação. Quero muito ouvir o segundo!
    Beijão!

Deixe um comentário

