Meu primeiro vinho orgânico

 

Foto: Sandro Caldas

Comprei meu primeiro vinho orgânico na quinta-feira (7). Depois que li o livro da sommelier Lis Cereja, tive uma vontade imensa de experimentar um vinho desse tipo, saber o que o diferenciava dos outros. Comprei um que se chama ‘Da casa’, safra 2008, da vinícola Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Foram produzidas 165 mil garrafas dele.

Mas o que vem a ser um vinho orgânico?

De acordo com o livro de Lis Cereja, os vinhos orgânicos são vinhos ambientalmente corretos e trazem a cada gole menos substâncias estranhas para o nosso organismo. Ou seja, são bebidas que contém um nível de toxicidade quase nulo, produzidos com uvas que no processo de desenvolvimento não levaram agrotóxico no solo.

Na viticultura convencional, a feitura de vinhos utiliza substâncias sintéticas e conservantes, como o dóxido de enxofre (SO2). Para a produção de um vinho orgânico ou biológico, esse quadro muda. Nenhum tipo de substância sintética é utilizada, como agrotóxico, conservantes ou aditivos. Para combater pragas nas videiras são utilizados controles naturais, como insetos. Caso seja utilizado um conservante SO2, a quantidade é muito pequena.

Neste vinho específico, pude perceber uma leveza em relação aos demais que já consumi; quase não há adstringência, além de ser pouco gorduroso. O teor alcoólico dele também é baixo, 10,5%.

Além de ser um vinho mais saudável para o organismo, consumir vinhos orgânicos ou biológicos ajuda o meio ambiente pelas características explicitadas acima. Outra coisa interesante nesse vinho, é que o invólucro que cobre a rolha não é de plástico, mas sim de cera; o consumidor tem que raspar para chegar até a rolha.

Fica a dica. Experimente também os vinhos orgânicos. Você ajuda o meio ambiente e o seu organismo. Os dois agradecem.

Características:

Produtor: Vinícola Garibaldi, linha Da Casa
Tipo: Seco
Descrição do produto: Vinho tinto de mesa seco, elaborado com 50% de uvas Isabel e 50% de uvas Bordô.
Harmonizações: Combina com sopas, massas de molhos leves, peixe de rio, carnes de molho médio e queijos médios e leves.
Temperatura de serviço: de 10 a 12 ° C.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s