O “Volume One” de Zooey Deschanel e Matt Ward

fotosheSou movido por paixões quando o assunto é música, cinema e literatura. Nas minhas investigações pelo mundo virtual, tive o prazer de ver o vídeo “Why Do You Let Me Stay Here”, da dupla She & Him, composta por…suspense…a atriz Zooey Deschanel e o produtor Matt Ward. Quem ainda não se lembrou de Zooey, cito dois filmes que amo: “Quase Famosos” (2000) e o recente “500 dias com ela” (2009).

Zooey, que tem esse nome por conta do livro “Franny e Zooey” (1961), do falecido escritor J.D. Salinger, nasceu em Los Angeles e tem 30 anos. Vem de uma família que possui cinema nas veias. Seu pai é o diretor de fotografia Caleb Deschanel e sua mãe é a atriz Mary Jo Deschanel.

Mas esqueçamos o cinema desta vez. Falemos de “Volume One”, EXCELENTE primeiro àlbum lançado pela dupla em 2008 e que foi escolhido disco do ano pela respeitada revista “Paste”, dos Estados Unidos.

cAo ouvir “Why Do You Let Me Stay Here”, que é a segunda faixa do disco, fiquei muito curioso para saborear as outras faixas – sempre faço relação entre sabor e saber. À medida que fui ouvindo, fiquei tão entusiasmado que em dois dias já tinha escutado 7 vezes as 13 faixas.

As melodias são carregadas de um verniz sessentista ingênuo, delicioso, ancoradas na estrutura simples e poderosa que mistura baixo, bateria, guitarra, piano e banjo, basicamente. É um tipo de música que adoro, que me lembra os bailes e romances que eu não vivi, mas que estão diretamente ligados às minhas emoções mais profundas. Simplesmente me deixam feliz.

Zooey sabe cantar muito bem, sua voz é linda. Além disso, toca piano (instrumento que pratica desde criança). As letras, mesmo que você não entenda tudo que elas querem dizer (caso não seja fluente em inglês como eu), percebe-se que são como as melodias: carregadas de docilidade, ingenuidade, embora tragam, também, o lado doloroso dos relacionamentos. É Zooey que compõem a maioria das letras.

A artista disse, em entrevista para a Folha de São Paulo, que gosta de filmes, mas prefere a música por ser mais pessoal. Não que eu não queira mais vê-la atuando, mas caso ela siga apenas a carreira musical compondo músicas como as do “Volume One”, posso fingir que ela nasceu somente para compor e cantar.

O aguardado “Volume Two” será lançado no final de março. Imaginem minha ansiedade!!!

Abaixo convido vocês a ouvirem “Why Do You Let Me Stay Here”.

Deixe um comentário

