José Mindlin

mindlinNa segunda-feira, 1º de março, o programa Roda Viva, da TV Cultura, reprisou a entrevista que o bibliófilo José Mindlin concedeu no dia 25 de dezembro de 2006. Mindlin morreu aos 95 anos, no dia 28 de fevereiro. Quem não viu essa entrevista, abaixo dou o link para a TV Cultura que oferece a entrevista na íntegra, que tem duração de cerca de 80 minutos.

Desde a primeira vez que vi uma entrevista com Mindlin me apaixonei pela figura do simpático senhor apaixonado pelos livros, justamente também porque sou desses que ama o livro, tanto seu formato, seu cheiro e o prazer que nos proporciona. É como disse Mindlin, o livro antes de tudo deve ser uma fonte de prazer, para depois, consequentemente, tornar-se um objeto de engrandecimento intelectual.

José Mindlin, que foi um dos fundadores da gigante Metal Leve, que posteriormente foi vendida para o grupo alemão Mahle, foi um empresário humanista, sempre preocupado com o ser humano. Mas, homem de negócios por caso, como mesmo fala, sua grande paixão era os livros. Fiquei impressionado quando ele relatou que leu a obra inteira de Balzac sentado em salas de espera enquanto uma reunião de negócios não começava. E quando disse que me espantei, simplesmente me refiro ao fato de que a obra de Balzac, intitulada de Comédia Humana, contempla 89 volumes! Você leria 89 livros sentado em salas de espera? Eu já li muitas páginas de livros em salas de espera, mas nunca vou bater esse recorde. Essa e outras histórias recheiam a deliciosa entrevista de José Mindlin.

O Bibliófilo, desde os 13 anos, formou uma biblioteca de cerca de 40 mil volumes, o que torna a maravilhosa Brasiliana o maior acervo particular já montado. As obras foram doadas para a Universidade de São Paulo.

A biblioteca tem um acervo digital que pode ser acessado nesse site.

Aqui você confere a entrevista de Mindlin, no Roda Viva.

Anúncios

Um pensamento sobre “José Mindlin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s