O fim de uma saga

amanhecerk2Acabei de ler o 4º volume da série Crepúsculo, da autora americana Stephenie, que se chama Amanhecer, e confesso que me decepcionei com o último livro. Na minha análise é o pior dos quatro. Penso que se a autora condensasse em uma trilogia, poderia tornar a história de amor entre Bella Swan e Edward Cullen um pouco menos arrastada.

Stephenie abarrota Amanhecer de páginas e mais páginas de pura enrolação. E sabem qual o nome do último capítulo? “Felizes para sempre”. Nada mais clichê, não? Ela estica tanto a massa, que quase cria buracos.E por falar em buracos, os livros estão cheios de falhas narrativas. Vou citar uma de Amanhcer, que afinal está mais fresco em minha memória. Antes, uma aviso: quem ainda não leu o livro e pretende fazê-lo, não leia as linhas abaixo. Mas caso você seja um leitor que não se importa com spoiler, siga em frente.

Qual pai e mãe não se dariam conta da estranheza de um casamento que foge aos padrões católico? Falo nesse caso específico. Será que uma mãe e um pai não perguntariam a sua filha o motivo de não casar na igreja, mesmo por mínima curiosidade? Não, Charlie e Renné, respectivamente pai e mãe, apenas deixam o barco seguir, sem nenhum tipo de questionamento. Assim também o fazem todos os convidados humanos: ninguém questiona em nenhum minuto a escolha de Bella em prescindir dos rituais católico.

Bom, a série é um fenômeno de sucesso no mundo e claro, como todo produto da cultura pop, arregimentou fãs enlouquecidos. Quem encontra falhas narrativas nos livros ou os acha escritos de forma medíocre (eu, por exemplo), no mínimo não entendeu a história ou não conseguiu compreender a “linguagem” da autora. Li isso em comentários em outros blogs.

Para mim, o que fica dessas quase 2 mil páginas dos romances é uma história previsível, cheia de furos, com poucos coisas interessantes a acrescentar na mitologia dos vampiros, como por exemplo o fato deles não queimarem ao sol, mas irradiarem pontos de luz que os tormam brilhantes. Desa forma, suas identidades seriam reveladas. Isso achei legal. Agora, vampiros sem presas? Ficam muito menos assutadores. Isso eu não gostei! Outra coisa que eu não gostei é que os livros são quase assexuados, sem tesão. Vampiros e sedução andam juntos; sempre há um forte apelo erótico. Coisa que não li e nem senti, talvez pela formação religiosa da autora.

Os livros de Stephenie Meyer já começaram a ganhar os cinemas. Crepúsculo foi adaptado em 2008. Fui ver na esperança de quê a narrativa cinematográfica tornasse a história melhor. Não aconteceu. Achei o filme chato, ruim, bobo. Lua Nova, segundo volume da série, está programado para estreiar em novembro deste ano. O diretor foi trocado. Será o começo da salvação da saga cinematográfica. Veremos.

5 pensamentos sobre “O fim de uma saga

  1. Li umas 3 páginas e, me desculpe, a linguagem é pífia. Pode ater ser a tradução, mas eu duvido muito. Mais uma saga feita pra horda de adolescentes com hormônios em alta.

  2. Eu nem tive coragem!!! Vampiros muito viadinhos pro meu gosto! (nada contra os homossexuais!!)

    Sander, e Smallvile? Tem assistido? Vc poderia fazer um balanço dessas oito temporadas, já que a nona está para estrear…

  3. Brunão, já escrevi um post sobre Smallville, com minha opinião geral sobre a série e com minhas expectativas para a nona temporada que estreia este mês. Mas valeu pela dica! Sempre bom!
    Abraços!

  4. olaaaa!!!
    dessa vez sou do contra,eu adorei a serie crepusculo,li um atras do outro e achei q a cada sequencia a historia melhorava,principalmente do jacob!
    as unicas partes q me deixava com raiva era quando a bella(cabulosa)entrava em cena,ô vontade de dar uns cascudos naquela menina chata,hahaha!
    mais gostei demais da historia sim!
    🙂
    e um grupo musical que adoro daqui é o Exile,tem um clip que é lindoooooo demais,se chama ti amo!
    vou pesquisar o que anda nas paradas daqui e te dou um toque depois,
    abracaoooo.

Deixe um comentário

