Hoje é o dia mundial do Rock!

rsdEstava preparado para escrever sobre outro assunto, mas me deparei com o fato de que hoje é o dia mundial do Rock. Este estilo fundamental na minha vida e destruidor de regras. O Rock é mais do que um estilo voltado para adolescentes em alta voltagem hormonal. O Rock é mudança social, quebra de costumes, filosofia de vida, sexo que jorra dos instrumentos. O Rock é revolta, é a tentativa do corpo e da mente de nos dizer mais sobre nossa natureza selvagem.

O Rock nasceu na década de 50, nos Estados Unidos. Ninguém sabe ao certo de quem é a paternidade do Rock, mas Bill Halley figura entre os pretendentes, com sua gravação de “Rock Around the Clock” (1954). Mas foi com Elvis Presley que ganhou dimensão astronômica e sensualidade, além de um toque de breguice. Sim, o Rock também é brega. Todo mundo se lembra da farofagem das bandas dos anos 80, com suas roupas de oncinha e cabelos armados: Bon Jovi, Poison etc etc! 

rockCada década do Rock é marcada por um cenário diferente, no qual roupas carimbam imagens e sonoridades são misturadas. Na década de 60 temos o surgimento dos Beatles e Rolling Stones. Na década de 70 vemos surgir o punk rock de trajes pretos, cabelos moicanos e grampos pelas roupas – Sex Pistols é um dos mais importantes expoentes desse período. Na década de 80 temos algo mais pop, com o surgimento do New Wave e do culto a astros como Madonna e Michale Jackson. Nos anos 90, surge o Grunge do Nirvana. Hoje em dia há um retorno há estilos dos anos 60, 70, 80, 90 em bandas como Strokes, que tem uma pegada sessentista. Em nossa época não existe um tipo de rock que possa ser definido como a cara desse início de milênio. Talvez a cara seja uma fusão de todos os estilos.

O Rock tem uma lista infinita de bandas e muitas vertentes surgiram desde a década de 50. Só para citar algumas, temos:  folk-rock, blues-rock, acid-rock, industrial, hard rock, rock alternativo, britpop e por aí vai. Como qualquer gênero musical, o rock se funde com outros, como o Funk, o Soul, o Eletrônico e os ritmos latinos. Não há fronteiras e as possibilidades são inúmeras. O Rock é um estilo esponjoso, que absorve tudo e sempre se dá bem. Por isso, ao contrário das previsões de alguns “especialistas”, o Rock jamais vai morrer.

E como não falar do Brasil? No meu caso, posso falar de cátedra dos anos 80, que me marcaram profundamente. A primeira fita (sim, K7) que escutei foi “Jesus não tem dentes no país dos banguelas”, 1987, dos Titãs, em um gravador portátil. A partir daí, artistas como Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha, Lobão, Legião Urbana, entre muitos outros, fizeram minha cabeça definitivamente. Minha porta de entrada para o Rock foi o BRock.

Gostaria muito de poder citar tudo que eu gosto aqui. Apesar de ter espaço ilimitado para isso, descofio que posso adquirir LER, caso o faça. Então, cito algumas bandas e artistas que me são muito queridos e ajudaram na minha formação como ouvinte e como ser humano, já que o Rock nunca esteve separado da minha vida, das minhas experiências pessoais e suas músicas e letras me fizeram crescer um pouco mais.

Algumas bandas já citei acima, embora Poison nunca tenha me agradado muito. Vamos a mais algumas delas, sem ordem cronológica:

rrR.E.M., Oasis, David Bowie, Blur, The Clash, The Bangles, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Led Zeppelin, Skank, Los Hermanos, Brava, Caetano Veloso, Os Mutantes, Cássia Eller, Trick, The Smiths, Aerosmith, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, U2, Luis Melodia, Belchior, Engenheiros do Hawaii, Ludov, Patu Fu, Smashing Pumpkins, The Cure, Raul Seixas, Elton John, Itamar Assumpção, Chico Science e Nação Zumbi, Zé Ramalho, Guns and Roses, Scorpions, Pretenders etc etc etc…Vamos parando por aqui!

É isso. Minha pequena homenagem a esse estilo que continua vivo e é camaleônico, sempre trazendo coisas boas. Sempre se reinventando por meio dos artistas que fazem dele um meio para despejarem no mundo suas emoções.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Hoje é o dia mundial do Rock!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s