Você tem twitter?

twitterDe um tempo para cá tenho lido sobre o Twitter. Minha curiosidade levantou as orelhas, mas confesso que pelo que tinha lido, não me pareceu grande coisa: um microblog, no qual o usuário tem no máximo 140 caracteres para escrever um texto. Este parágrafo não caberia em um post no twitter. Enfim, para que serve o twiiter mesmo?

Criado em 2006 por Jack Dorsey, ganhou o apelido de SMS da Internet. Como qualquer rede social, como Orkut, Facebook e MySpace, o Twiiter (que também é uma) é apenas uma forma mais dinâmica, em tempo real, de seguir e ser seguido pelas pessoas, seja ela amiga, desconhecida ou alguma personalidade que você admira (Sandy, Luciano Huck e Pitty são algumas que aderiram à ferramenta). Estima-se que 11 milhões de pessoas já tenham uma conta no site.

A meu ver, o Twiiter é mais pessoal e revelador do que os outros, além de fazer com que o usuário sinta-se “amigo” de um cantor ou ator de sua preferência. No Twitter existe a possibilidade de um deles responder a você, interegir com seus textos. Coisa que é mais difícil com um perfil no Facebook ou MySpace. O Twiiter é como se você tivsse o MSN de Sandy, por exemplo, embora ela não esteja, maioria das vezes, falando com você, mas com todos que a seguem.

A semelhança com os outros sites de relacionamento é simples: voyeurismo e exibicionismo. Creio que todos esses sites fazem sucesso porque temos sede do outro e todos queremos nos mostrar. Isso não é ruim, pelo contrário. Faz parte da nossa ânsia em ser visto e querer ver, conhecer os detalhes, por vezes bobo, da vida do outro. E claro, somos ainda mais tentados quando esse outro é um ser que tem como profissão a arte de atuar ou cantar, por exemplo. Profissões que os distanciam da realidade ordinária. O intressante é que quando lemos uma frase de Luciano Huck ou Sandy, nos perguntamos se são eles mesmo. Por qual motivo não seriam? Nâo são humanos como nós? Então quer dizer que Sandy não gosta de barulho de construção em dia de feriado? Claro que não…e quem gosta?

Enfim, resolvi há alguns dias aderir ao Twitter. E confesso que é divertido, mesmo que ningúem ache relevante saber que eu tomei vinho no almoço. Mas há muitas dicas que seguidores e seguidos dão: de sites, de filmes, de notícias etc. É saber aproveitar.

Caso você queira seguir algum famoso, cheque se o perfil é Fake.

Obs: Graças ao Twitter um post meu passou a ser o texto que, até agora, apresenta o maior número de comentários. E é um post sobre uma grande cantora.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Você tem twitter?

  1. Engraçado… faz umas 5 horas que fiz o meu twitter, e agora leio o seu post… Rsrsrsrs… Coisa do destino.

    Enfim, tinha minhas resistências, mas superei. Viva o mundo da tecnologia, que nos proporciona interação com diferentes tipos de pessoas.

    Adorei o post!

    Abraço.

    = *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s