Pílulas

mjConfesso que relutei, mas não tem jeito, vou ter que dar o meu pitaco sobre a morte prematura de Michael Jackson.  Nada do que eu diga aqui vai ser de grande valia para o entendimento dessa personalidade, mas vá lá…

Nunca fui grande fã de MJ (apenas fã), apesar de buscar suas músicas e adorar muitas. Até os anos 80 seus discos são bons e interessantes. Lá pelos idos dos anos 90 até hoje, já não faziam a minha cabeça. Intérprete de talento, dançarino magistral, bom compositor e homem de visão, que revolucionou o mundo pop com seus clipes inovadores (não preciso nem citar Thriller). Essa é a parte de MJ que devemos lembrar e reverenciar. O lado pessoal talvez seja uma incógnita eterna, com seus traumas, seu embraquecimento, as dívidas e as acusações de pedofilia.

Pedofilia? Sim, ele foi acusado, mas nada foi provado. E se ele tinha o prazer de dormir com crianças, não necessariamente precisava molestá-las. Mas a sociedade puritana e medonha, nao aceita determinados comportamentos em nome de uma decência tosca e acrítica. Se realmente abusou dessas crianças, merecia uma punição, mas se apenas sentia prazer (talvez até um prazer sensual), não podemos condená-lo. Esse assunto dá muito pano pra manga!

Enfim, seu legado continua mais vivo do que nunca e a ironia é que talvez ele consiga se livrar das dívidas, já que sua obra e os milhares de produtos ligados à sua imagem vão vender muito, mas muito!

***

vvNão podia esperar para comentar um livro que comecei a ler: Vampes e Vadias (1994), da sempre maravilhosa Camille Paglia (não adianta, sou fã dos seus pensamentos). Ela destrona o puritanismo babaca que assola as sociedades ao construir ideias pungentes sobre pedofilia, estupro, assédio sexual, felação, sodomia, homossexualidade e por aí vai, sempre com uma erudição fabulosa, relacionando esses assuntos com a história da arte e conhecimento sobre antropologia, psicologia, biologia e outras áreas.

Para quem quer revirar do avesso sua visão sobre esses assuntos ou simplesmente deixar sua argumentação mais consistente, recomendo fortemente esse livro.

 

 

 

 

 

 

***

ccO Brasil venceu a Copa das Confederações, mas tem muitos torcedores que ainda estão com o pé atrás com a direção de Dunga. Como não entendo muito de futebol, não posso me deter em análises farsescas, mas o fato é que a seleção jogou bem. Mas jogou bem ou pegou adversários que não jogaram bem? Sei lá. Só sei que Dunga ganhou um certo fôlego depois desse título. Vamos em frente!

***

Camille Paglia ao escrever sobre a princesa Diana em Vampes e Vadias, redigiu algo que se adequa perfeitamente a Michael Jackson ou a qualquer grande personalidade.

“A deificação tem seus custos. A megacelebridade moderna, suportando o fardo do simbolismo, projeção e fantasia coletivos,  é uma vítima ritual, canibalizada por nosso compadecimento e temor. Aqueles que estão no vértice da pirâmide são intocáveis, codenados a uma solidão horripilante”

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pílulas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s