O que jamais Alice vai esquecer

aliceAlice Howland é uma mulher com um intelecto invejável. Professora de Psicologia de Harvard e pesquisadora reconhecida, escreveu junto com seu marido um livro que se tornou referência no meio acadêmico. Alice é daquelas mulheres que guardam como um computador bibliografias inteiras. Mas, para a sua surpresa, vem esquecendo coisas básicas do seu dia-a-dia, como onde deixou o carregador de seu celular ou mesmo uma tradicional receita de Natal que é acostumada a fazer desde a infância.

 

A eminente profissional desconfia que seus surtos de esquecimento estejam ligados ao estresse ou à menopausa que está prestes a se instalar. Nada disso, Alice Howland é diagnosticada com o mal de Alzheimer e pouco a pouco vai deixando de ser quem ela é para se tornar uma sombra de si mesma. Mas é justamente neste ponto que página a página, embora não reconheçamos mais a brilhante profissional, nos deparamos sempre com Alice, pois ela nunca vai deixar de ser ela mesma e de amar sua família.

 

Lisa Genova

Lisa Genova

Lisa Genova é ph.D. em neurociência por Harvard e este é seu primeiro romance. Para Sempre Alice é uma história comovente, muito bem escrita, que revela a necessidade primordial a qual todos ansiamos: o amor. Não basta ser um prestigiado membro da sociedade, que tenha contribuído com um pensamento fértil e inteligente no desvendamento do ser humano. Necessitamos dos mais “fúteis” presentes que a vida nos dá. Seja tomar um sorvete ou assistir ao pôr-do-sol. E vivemos melhor essas pequenas grandiosas coisas se estamos ao lado da nossa família.

 

Talvez todas as famílias tenham problemas e suas desavenças, mas é nela que nos encontramos, que parte de nossa identidade está guardada e que mesmo com uma doença tão devastadora como o mal de Alzheimer, não nos esquecemos de quem somos. Alice sente essa certeza e no fundo do seu ser que já não lembra de tudo, há algo que grita que ela sempre será a Alice que tem um marido, três filhos e dois netos.

 

Lendo o romance percebemos que o texto parece ele mesmo ter o mal de Alzheimer. Por vezes lemos a mesma frase repetida em um parágrafo anterior. Isso nos dá a noção dos efeitos da doença de Alice e sua evolução.

Para sempre Alice é um livro muito delicado, que fala das pequenas alegrias, do valor da família e que a única verdade a ser descoberta e jamais esquecida é a verdade derramada pelo amor, mesmo que um dia esqueçamos nosso próprio nome.

 

Clique aqui para visitar o mini-site de Para Sempre Alice

Anúncios

3 pensamentos sobre “O que jamais Alice vai esquecer

  1. Sou fã de tudo que você escreve. Você lê bastante, né? Como arranja tempo?
    O livro parece ser bastante emocioante.
    BJs e até o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s