Os homens que não amavam as mulheres

m1Mikael Blomkvist é um jornalista econômico e um dos criadores da prestigiada revista Millenium. Acaba de ser condenado a três meses de prisão por difamar um poderoso empresário. Poucos dias depois é contratado por Henrik Vanger, outro grande empresário, que o incumbe de descobrir o paradeiro de Harriet Vanger, sua sobrinha desaparecida há 40 anos.  Este é resumo, em poucas linhas, do primeiro livro da trilogia Millenium, Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson. Tragicamente o autor faleceu aos 50 anos, vítima de um ataque cardíaco, logo após entregar os livros para a editora. 

As 522 páginas fluem depressa, porque somos apresentados a uma história envolvente, com personagens cativantes, reviravoltas, revelações surpreedentes e enigmas indecifráveis. Claro, trata-se de um romance policial bem construído, embora tenha ficado em mim a sensação de que o livro podia ser menor sem comprometer o enredo. Gosto de detalhes e percebi a satisfação do autor em criar um história tão recheada de pormenores. Mas talvez seja excessivo descrever com tamanha filigrana os hábitos dos personagens.

Lisbeth Salander, a hacker punk que ajuda Mikael a resolver o mistério, caiu no meu gosto imediatamente. É uma dessas criaturas que repelem os costumes sociais convencionais e é fechada aos relacionamentos afetivos, embora também seja afetuosa ao modo dela e possa até amar. No fundo, é uma alma boa e prestativa, que usa sua inteligência para o bem. Feminista furiosa, mas sem deixar de amar os homens, Lisbeth pode ser violenta quando encontra um canalha. Bissexual, apenas realiza seus desejos sem mesuras. Lisbeth foi feita para agradar ou ser odiada, depende do leitor. 

Não vou contar como o mistério foi desvendado ou as grandes revelações que aparecem no decorrer da leitura. O fato é que a série Millenium é uma obra que merece atenção, mesmo que caia vez por outra nos clichês.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os homens que não amavam as mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s