Zonas úmidas

zuAcabo de ler o primeiro romance da jornalista Alemanhã, Charlotte Roche, 31 anos. Zonas Úmidas é mais um livro que retrata a sexualidade de um jovem, neste caso, a de Helen Memel. E como me interesso pelo tema, já que escrever sobre sexo não é das coisas mais fáceis que existem, resolvi investir no livro.

Helen, 18 anos, é internada no hospital para realizar cirurgia das hemorróidas. Enquanto espera receber alta, relembra suas aventuras sexuais e seus fetiches pessoais, que digam-se de passagem são, creio que para muitos leitores, escatológicos. Será que comer esperma grudado debaixo das unhas é uma iguaria? Helen é avessa à higiene.

Em meio a suas lembranças, a personagem faz uma análise da sua família e da imporância que ela tem em sua vida. E por conta disso, resolve promover o encontro de seus pais, que são divorciados. A moça decide que vai uni-los novamente. Será que vai conseguir?

A autora

O romance é escrito de forma visceral, ágil, e faz com que o leitor queira seguir em frente para saber qual será o próximo pensamento ou plano de Helen. Mas mesmo assim, acho que faltou algo, ou melhor, sobrou algo. A autora descreve muitas paisagens que, para mim, são puro excesso.

Outra coisa que fico chateado é com os textos elogiosos que encontramos nas contra-capas. Neste caso específico, Zonas Úmidas é vendido como um livro sem paralelos. Poxa, quem leu “Secreções, Excreções e Desatinos”, de Rubem Fonseca, sabe que a escatologia foi utilizada como forma de se alcançar o prazer. E muito melhor escrito, diga-se. 

Sim, Helen gosta e sente prazer em comer sua própria meleca e seu pus. Não é pra todo mundo! Fato: a autora disse que o livro é uma espécie de autobiografia.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Zonas úmidas

  1. Pingback: Zonas Úmidas, de Charlotte Roche » Rodrigo Ghedin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s