No mundo dos livros

jm1Visitei a livraria Saraiva hoje (para quem não sabe, sou de Salvador e fui ao Salvador Shopping) e lá me deparei com um livrinho pequeno, mas que me deixou curioso. Era “No mundo dos livros”, de José Mindlin. Bibliófilo, ou seja, amante dos livros, José Mindlin, ao longo de 8 décadas juntou um acervo de 38 mil obras.

Então, folheando o exemplar, resolvi sentar em uma das cadeiras da megastore e lê-lo. A leitura é rápida e saborosa, graças à curiosidade que desperta em nós e por suas 104 páginas. É muito legal, pelo menos eu acho, ler um livro que fala de livros e que nos dá tantas referências literárias. Saí com vontade de comprar livros de Montaigne, Marx, Voltaire, Machado de Assis etc.

Outra coisa muito legal quando lemos um livro desses é que muitas das referências do autor são as nossas referências. Uma que me ocorre agora foi quando ele citou “Crime e Castigo”, do russo Dostoiévski, como um dos grandes livros que leu. Quando tinha 18 ou 20 anos, li este livro e desde então se tornou um dos romances que mais me marcaram.

O grande mérito do livro é incitar a curiosidade nos que ainda não se iniciaram na aventura da leitura e fazer os já iniciados a descobrirem novos nomes e obras. É um livro que serve de alerta sobre a importância da leitura para a vida. Um livro que respeita a individualidade e não dita quais são as melhores obras, pois cada leitor tem seu perfil e preferências.

Fica a dica!

 

Um pensamento sobre “No mundo dos livros

Deixe um comentário

