Eu gosto do que não gosto (é possível?)

zecaZeca Camargo resolveu fazer um post no qual os seus leitores fizessem perguntas para ele responder. Como sempre ando por lá e sei que o cara ama música de qualquer gênero, assim como eu, resolvi fazer uma pergunta.
Mas antes de lê-la, gostaria que você que passa por aqui, me respondesse exatamete a pergunta que fiz pra ele: é possível ouvir emocionado uma música que racionalmente não gosta?

Para mim, sim. Quando você gosta de uma música isso envolve muitas coisas: melodia, harmonia, timbre, estilo da canção etc. Existem muitas coisas que o ouvinte pode alegar para chegar ao “gosto” ou “não gosto”. Até a distância de casa pode fazer você ouvir e gostar de músicas que anteriormente você desprezava. O lado emocional, nesse caso, é forte.

Quando estava no Rio de Janeiro uma música do então Gera Samba, aquele que virou É o Tchan, me deixava emocionado. Então, aquela sonoridade me trazia de volta aos meus amigos, às brincadeiras e ao amor que deixei em Salvador. Me emocionava com aquela música do já extinto grupo, mas sabia que não era minha banda predileta nem o tipo de som que me enchia os ouvidos.

Enfim, é possível se emocionar de forma positiva com músicas que você racionalmente não gosta. Mas o terreno das emoções é outro e nele cabe coisas que a razão desconhece.

Resposta do Zeca:

Sandro Caldas -É possível ouvir emocionado uma música que racionalmente não gosta?

Zeca – A gente só pode dizer que não gosta de uma música depois de ouvi-la. Assim, a emoção vem sempre antes do “gostar ou não gostar”. São processos diferentes – e me divirto com os dois.

Um pensamento sobre “Eu gosto do que não gosto (é possível?)

Deixe um comentário

