Eu gosto do que não gosto (é possível?)

zecaZeca Camargo resolveu fazer um post no qual os seus leitores fizessem perguntas para ele responder. Como sempre ando por lá e sei que o cara ama música de qualquer gênero, assim como eu, resolvi fazer uma pergunta.
Mas antes de lê-la, gostaria que você que passa por aqui, me respondesse exatamete a pergunta que fiz pra ele: é possível ouvir emocionado uma música que racionalmente não gosta?

Para mim, sim. Quando você gosta de uma música isso envolve muitas coisas: melodia, harmonia, timbre, estilo da canção etc. Existem muitas coisas que o ouvinte pode alegar para chegar ao “gosto” ou “não gosto”. Até a distância de casa pode fazer você ouvir e gostar de músicas que anteriormente você desprezava. O lado emocional, nesse caso, é forte.

Quando estava no Rio de Janeiro uma música do então Gera Samba, aquele que virou É o Tchan, me deixava emocionado. Então, aquela sonoridade me trazia de volta aos meus amigos, às brincadeiras e ao amor que deixei em Salvador. Me emocionava com aquela música do já extinto grupo, mas sabia que não era minha banda predileta nem o tipo de som que me enchia os ouvidos.

Enfim, é possível se emocionar de forma positiva com músicas que você racionalmente não gosta. Mas o terreno das emoções é outro e nele cabe coisas que a razão desconhece.

Resposta do Zeca:

Sandro Caldas -É possível ouvir emocionado uma música que racionalmente não gosta?

Zeca – A gente só pode dizer que não gosta de uma música depois de ouvi-la. Assim, a emoção vem sempre antes do “gostar ou não gostar”. São processos diferentes – e me divirto com os dois.

Anúncios

Um pensamento sobre “Eu gosto do que não gosto (é possível?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s