Um conto de fadas para adultos

livro

 

Acho que tem uns dois meses, no máximo, que terminei de ler um livro bem interessante, mais pelo seu caráter polêmico do que pela história em si. O livro é “Um Romance Sentimental”, de Alain Robbe-Grillet, morto em fevereiro do ano passado. O escritor é pai do Noveau Roman, no qual as estruturas do romance são quebradas: linearidade narrativa e a ordem cronológica, por exemplo.

Passeava pela livraria, quando dei de cara com uma faixa amarela que dizia: LACRADO POR CONTEÚDO IMPRÓPRIO. Claro que me interessei! Este livro, adverte o editor logo na capa, pode chocar certas sensibilidades. E choca mesmo!!!

O autor

O autor

A história de Gigi, uma garota de 14 anos que recebe uma educação sexual nada ortodoxa, não é para qualquer um. Aposto que muitos desistem de ler nas primeiras páginas.

O pai de Gigi a educa obrigando-a a ler textos eróticos do século XVIII, completamente nua. Além disso, faz sexo com ela. Mas não é papai-filhinha (trocadilho infame!), mas sexo sadomasoquista, onde orgias são constantes. Para completar, Gigi ganha de presente uma escrava sexual de 13 anos, Odile. Tempere as orgias já citadas com torturas das mais terríveis – até mesmo com crianças.

Mas nada é crime. Essas orgias e torturas estão previstas dentro de uma sociedade que aceita esses padrões sexuais. O crime é cometido pelas adolescentes ou mulheres que não se entregam, por exemplo, aos desejos dos seus maridos ou pais. O estupro, entre outras práticas, fazem parte da norma. Entendo isso como um crítica à submissão das mulheres durante os séculos.

Apesar do livro ser bem escrito, a história é banal. O seu valor está na maneira como Alain descreve as cenas . Outro ponto, nem tão confortável assim, é nos depararmos com as sensações que o livro nos causa. Do que falo? Do desejo, que mesmo que repudiemos, emerge em nosso corpo. Mas, falor por mim, esse desejo nasce mais como um fetiche colocado em prática pela imaginação dentro dos meus limites morais. Jamais torturaria crianças e adolescentes!!!

Enfim, eu indico este livro, mas já deixo claro que pode fazer você revirar o estômago.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um conto de fadas para adultos

  1. Achei interessante o tema, legal também para quebrar esse clima do politicamente correto (demais) que assola a sociedade hoje.
    Ah, visita meu novo blog. Tá no link aí no meu nome. Botei no ar, mas ainda falta algumas coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s