Olhos de cigana oblíqua e dissimulada

Sono monstro, mas vamos lá!

 

Quem de vocês já leu algo de Machado de Assis? Meu primeiro livro foi “Dom Casmurro”, tardiamente aos 18 anos. Mas só fui perceber a qualidade da obra, algum tempo depois.

 

Machado escreveu o romance em 1899 e lançou a eterna dúvida sobre a traição de Capitolina, a nossa Capitu. Com esse e outros romances foi considerado por Harold Bloom – um dos maiores críticos literários que existem – um gênio da literatura mundial.

 

Talvez naquela época fosse difícil imaginar a traição de uma mulher, por questões morais. Embora os seres humanos sejam feitos do mesmo material, seja hoje ou ontem.

Talvez hoje, a possível traição de Capitu fosse mais facilmente digerível. Nossos valores em relação ao sexo estão mais elásticos, mesmo com os resistentes ranços moralistas que nos circundam. Enfim…Talvez a traição de Capitu tenha a ver com o momento em que a obra é analisada.

 

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

 

Luiz Fernando Carvalho (Pedra do Reino, Hoje é Dia de Maria, os Maias) traz a minissérie baseada no clássico de Machado, sempre com sua assinatura teatral, pop, mágica.

 

Gosto muito desse diretor e é bom saber que temos alguém disposto a levar qualidade visual e lírica para as massas. É muito legal assistir a uma boa novela e logo depois bater de frente com uma estética menos convencional na TV aberta. Espero que o público goste.

 

Gostei do primeiro episódio e achei muito interessante ter uma Capitu tatuada. Não posso deixar de mencionar que Letícia Persiles é linda. E que é cantora de rock!

 

Se para mim ela traiu? Se Machado não soube responder, quem dirá eu! O fato é que Bentinho parece que pedia por isso!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada

  1. Naquele tempo, cabra que pulava a cerca morria. Vide Anna Karenina, Madame Bovary e outras, por isso, infelizmente, acho que dona Capitu não deu uma bela duma corneada no insosinho do marido dela não. Ela é muito Capitu pro Bentinho dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s