Rubinho não é pé-de-chinelo

Não entendo de Fórmula 1, tampouco sou um aficionado pelo esporte. Mas, vez ou outra assisto a um Grande Prêmio. Claro, assisti à corrida que deu ao piloto inglês Lewis Hamilton o campeonato mundial. Felipe Massa, por pouco não vence…esses detalhes que modificam o destino, enfim.

Mas não quero falar de Massa, que admiro pelos resultados que vêm conquistando e pela sua personalidade simples. Quero falar sobre um piloto que é motivo de chacota de programas humorísticos: Rubens Barrichello.

Como afirmei, não sou conhecer da Fórmula 1, mas me parece injusta a campanha que diz que Rubinho (como é chamado) é um piloto ruim. Acho que os números desmentem isso.

Leiam o que diz parte da matéria que retirei do G1, portal de notícias da Globo:

O brasileiro também já conseguiu 11 pontos nesta temporada (2008), mesmo com o péssimo carro da Honda. Barrichello passou todo o ano de 2007 sem pontuar e encerrou a seqüência negativa no GP de Mônaco deste ano. Desde então, foram quatro corridas e três resultados na zona de pontuação (Além de Monte Carlo, Canadá e Inglaterra).

Barrichello começou sua carreira em 1993 e já tem 16 temporadas na Fórmula 1. Ele bateu, neste ano, o recorde de largadas de Riccardo Patrese e tem 258 GPs começados em seu currículo. O brasileiro foi vice-campeão nas temporadas de 2002 e 2004, quando corria pela Ferrari e Michael Schumacher levou os títulos.

Ao todo, ele venceu nove corridas, subiu 62 vezes ao pódio, marcou 13 pole positions e 15 voltas mais rápidas. Barrichello tem 530 pontos e é o quinto colocado no ranking histórico da F-1, atrás de Schumi, Alain Prost, Ayrton Senna e David Coulthard.

Acho que não é possível chamar de medíocre um piloto com esse histórico. Muito da imagem negativa que ele tem, vem do fato de colocarem muita pressão em cima do seu talento. Ele e ninguém será um novo Ayrton Senna. Felipe Massa está trilhando um caminho de sucesso, mas será Felipe Massa. Depositaram as esperanças nacionais de uma forma muito cruel, como se ele tivesse que ganhar um campeonato mundial atrás do outro ou ser tão genial quanto Senna.

Rubinho é um talentoso esportista, que já entrou para a história da Fórmula 1. Vamos admirar seus feitos de agora e os futuros, já que ele continua na Fórmula 1 ano que vem.

Anúncios

11 pensamentos sobre “Rubinho não é pé-de-chinelo

  1. Eu também não curto F1. Não gosto de barulho e tenho medo de velocidade (pense numa criatura que dirige perigosamente a 60 km/h em QUALQUER situação). Mas como é impossível não acompanhar o que é veiculado na mídia, a trajetória do Rubinho tá quase toda na minha cabeça – e ele acabou sendo vítima daquela coisa de estar no lugar certo na hora errada, ou seja, da necessidade imediata de se fabricar um novo ídolo, causada pela comoção popular em torno da morte trágica do Ayrton Senna. Felipe Massa, ao contrário, surgiu em um contexto mais recente, onde Senna – apesar de permenecer indiscutivelmente ídolo – já havia cedido lugar a outros talentos, como quase todos os outros pilotos da sua geração. A Rubinho foi EXIGIDO que fosse um novo Senna; a Massa, é ESPERADO que seja um excelente piloto. Parece uma diferença sutil, mas é imensa, e causa um abismo entre os dois, fazendo com que o primeiro seja alvo de chacotas e o segundo, depositário da esperança e da torcida do público amante do esporte.

    Estou longe de questionar a competência e o talento de Felipe Massa, mas que se dar a César o que é de César. Barrichelo construiu uma carreira sólida, à custa de trabalho e dedicação, e merece figurar no panteão dos grandes pilotos nacionais.

    Muito obrigada pela visita que fez ao meu cantinho, seja bem vindo por lá sempre. E adorei tudo por aqui. E como não sou das pessoas mais politicamente corretas desse mundo virtual, vou cometer a indelicadeza de roubar seu link =)

    Beijoca, moço.

  2. ola meu nome e marcio. nos brasileiros fomos acustomados a ver bons pilotos representando o nosso pais. tais como emeson fitipalde, nelson pique. airton sena. esse burichelo estar a muito tempo na f-1 e nuca vai ser campeao mundial, esse inconpetente ja era

  3. acompanhe. emerson fitipalde bi campeao. nelson pique tri campeao. airton senna tri campeao. que orgulho desses pilotos. agora somos obrigados ate que atura esse tal de rubinho, que nuca foi campeao de nada. a minha opiniao so muda quando ele for campeao mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s