Ditados mais que verdadeiros

Dona Célia da Água Mansa é uma senhora pacata, mas quando se depara com qualquer tipo de injustiça, não mede palavras. Língua afiada, de argumentação clara e incisiva, Dona Célia da Água Mansa quando fala é porque o negócio existe. Me pediu que eu publicasse seu texto sobre figura que usa máscara de bondade. Dona Célia, sou seu fã.

Às vezes me impressiono como os ditados populares carregam uma sabedoria profunda, daquelas que nem mais uma palavra melhoraria o sentido da frase. Deus colocou no mundo seres capazes de serem amados e odiados. Convivo há algum tempo, com uma dessas peças raras que o Senhor criou e já me peguei pensando em algumas dessas frases antigas e populares.

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, “Quem vê cara não vê coração”, são alguns dos exemplos que definem bem Tuquinha. Essa criatura é do tipo “ou é 8 ou é 80”. Quem não convive ama, pois a danada sabe bem medir as palavras. A falsidade é utilizada na dose certa. A bajulação é melimetricamente calculada e a farsa de aparentar quem não é, é dosada no conta-gotas. Ahhh, mas quem está na labuta diária com Tuquinha só tem vontade de esganar e jogar o pão bolorento que ela é, no lixo.

Pode parecer exagero, mas achava que esse tipo de pessoa só existisse na ficção científica (Alien é fichinha perto dela), ou então nas novelas das 18h ou das 20h, da Rede Globo. Odete Roitman (Vale Tudo), Laurinha Figueroa (Rainha da Sucata), Flora (A Favorita) e Frau Herta (Ciranda de Pedra), tenho certeza, foram inspiradas em Tuquinha.

Juro gente, não estou inventando, nem exagerando nada. Já cheguei a pensar que o demônio fizesse curso de infernização fantástica com ela, ou então de como gerenciar o tempo para atazanar a vida alheia. Não, definitivamente, me recuso a crer que sentimentos bons façam cócegas no coração de Tuquinha. Acho que, durante o dia, quando ela não estar torrando a paciência de algum terráqueo (tenho sérias suspeitas que este ser não seja humano), ela está anotando no bloquinho a próxima vítima e que tipo de sacanagem vai aplicar. Acho que só me resta pedir a Deus proteção, pois como diz o ditado “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Tô frita!!!

3 pensamentos sobre “Ditados mais que verdadeiros

Deixe um comentário

