Um novo clássico

Adivinhem o que estou ouvindo pela – talvez – 11ª ou 12 ª vez em três dias? Acertou quem disse Accelerate, o novo álbum do R.E.M.

 

Escutei a grupo pela primeira vez quando Losing my Religion estourou por volta de 1991. Pronto, que som era aquele? Quais eram os rostos daquele grupo? Será que eles faziam músicas tão boas quanto aquela? De onde eram? E por aí vai.

 

Alguns anos depois, pedi dois discos emprestados a um colega de 2º grau. Out of Time e Automatic for the People. Paixão imediata. Até hoje são dois dos discos que mais amo do R.E.M. Automatic for the People, por razões que dariam outras postagens, é possivelmente o que tenho mais carinho.

 

Depois destas audições, a banda seria a minha preferida. Comecei a ler tudo sobre o R.E.M. e descobri admiráveis posturas profissional e pessoal. Esses não tão garotos da Geórgia, Estados unidos, escreveram parte da música alternativa, deram novas diretrizes, influenciaram de Nirvana a Radiohead, passando pelo Live. São donos de um dos maiores contratos já existentes: 80 milhões de dólares com a Warner. São músicos fabulosos, simples, simples melodicamente, poderosos na execução e na interpretação das canções, letras inteligentes de um Michael Stipe tímido e ex-estudante de artes. Nerd genial, como já li a respeito de Mike Mills e concordo plenamente. São linhas de baixo e voz que me arrepiam. E o que são “aquelas” guitarras de Peter Buck? Amém.

 

R.E.M. vem com um disco acelerado, que tem ecos de anteriores como New Adventures in Hi-Fi, UP e até Around the Sun, de 2004, o trabalho anterior, que refletiu os atentados de 11 de setembro.

 

Accelerate é porrada das boas, soa pop e alternativo. Parece que já ouvimos aquelas músicas – tem gente que acha isso ruim. Eu amei o álbum e não paro de ouvir. Experimentem e depois me digam.     

 

Visite a página oficial da banda aqui 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s