Duas línguas no ouvido

Atualmente estou ouvindo repetidamente dois excelentes discos: Io Canto e Onde Brilhem os Olhos Seus. O primeiro é de uma Italiana, que já foi gravada por Renato Russo e Sandy & Júnior: Laura Pausini. O segundo, é de uma mineira, vocalista do Pato Fu: Fernanda Takai. Os dois discos são MARAVILHOSOS.

 

Não gosto muito de explicar a razão das minhas paixões, até porque acho que música (apesar de achar que gosto se discute) é matéria das sensações mais individuais e mesmo quando achamos algo relevante artisticamente, pode ser que aquele objeto não nos atraia tanto. Ainda assim, acho a crítica importantíssima. É ela que nos orienta, nos mostra detalhes não observados, filigranas de olhos que sabem do que falam – e crítica só é crítica, quando lemos um texto de quem conhece realmente do assunto. Isto posto, vamos às bolachas.

 

O disco de Fernanda Takai traz parte do repertório cantado por Nara Leão, antiga musa da música brasileira, e reconstrói as canções de uma forma irreverente, engraçada e ao mesmo tempo sofisticada. Parece Kistch, mas é muito chique.

 

As músicas foram retiradas de 20 discos de Nara. Luz Negra, de Nelson Cavaquinho, por exemplo, ganha um arranjo que remete a algo meio faroeste. Fernanda, com o álbum, não se afasta do universo do Pato Fu. Até porque os músicos da banda estão presentes nas gravações. Por favor, ouçam!!!

 

A voz aguda, meio adolescente de Laura Pausini, me traz sensações de amores de bairro, de encontros cálidos. Desculpem se sou vago, mas falo apenas as verdades das sensações. Talvez tenha essa impressão de Laura, por causa das músicas La Solitudine, Non C’è, gravadas em outros álbuns. 

 

Depois que escutei Io Canto, busquei todos os discos da cantora e depois de ouvi-los, cheguei a uma conclusão: Io Canto é o melhor de todos. Músicas como Nei Giardini Che Nessuno Sa e Spaccacuore mostram a potência da voz de Laura cortando as belas melodias. Para mim, é um disco lindo do começo ao fim. Prove mais do que pizza e vinho italiano, deguste muitas vezes Laura Pausini

Anúncios

Um pensamento sobre “Duas línguas no ouvido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s