Um mundo a ser descoberto

Quando estava na faculdade aqui em Salvador, no 6º semestre, ano de 2004, tive a matéria Jornalismo On Line. Inclusive, meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi nessa área. Sempre amei a internet e me lembro que quando estudei em São Paulo (antes de resolver voltar para minha terra), no ano de 2000-2001, chegava na sala dos computadores no início da tarde e só saía quando estivesse perto de começar a aula (às 18:30). Descobri um mundo maravilhoso: blogs, revistas, vídeos, chats etc etc. A possibilidade de ler, ouvir e ver produtos culturais que outrora teria que compar, foi fantástica. Mais do que isso: escolher o que consumir, não está atrelado a uma grade de programação de qualquer veículo. Demais! Mas sinto que mesmo aqueles que têm acesso constante à internet, não fazem proveito mais consistente do que é oferecido. Há muito, muito mesmo, para ser descoberto…assim como há muita porcaria, diga-se de passagem.

Nesse mesmo ano de 2004, li o livro Jornalismo Digital, de Pollyana Ferrari e entendi mais como um jornalista pode usar a internet de forma útil e interessante: tanto para produzir, como para ler informação. Hoje, entendo que é quase obrigatório não ignorar a Rede e mergulhar profundamente nas águas binárias (01010001011001) desse universo. Como jornalista é um exercício de linguagem. É escrever sobre o que se gosta e ver seus textos repercutindo, sendo analisados, criticados.

Acabei de ler essa entrevista com Pollyana no Disgestivo Cultural (clique aqui) e achei muito interessante. Seja para quem faz ou pretende fazer ou simplesmente é curioso. Não podemos pensar mais o mundo sem essa ferramenta (ou meio?), mesmo que digam que vivemos em um era da desinformação, tal é o excesso e pouca a reflexão. Concordo. O fato é que devemos utilizar bem a tecnologia que temos na mão e usufruir das suas qualidades. E a internet tem inúmeras.    

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s