Respiração, angústia e renascimento

Eu passei uns seis meses, talvez, lendo esse livro, aos poucos, refletindo sobre suas ideias, tentando repetir seus exercícios, sublinhando dezenas e dezenas de frases maravilhosas. Acho que ele, juntamente com a meditação e fisioterapia fizeram uma revolução em meu organismo. As dores que eu tinha no pescoço praticamente sumiram. Dores musculares principalmente emocionais. Cada pessoa tem um local ou mais em seus organismo onde as emoções se alojam e incomodam de forma mais intensa, dependendo também da personalidade de cada indivíduo. Em mim, é na região do pescoço, mas como o corpo se comunica, isso acaba refletindo em outras áreas da musculatura. Enfim, o fato é que ‘Respiração, angústia e renascimento’, do meu mestre José Ângelo Gaiarsa, foi o livro mais importante que li em 2011 e um dos mais em toda a minha vida. É o tipo de livro que tenho vontade de comprar milhões – se dinheiro eu tivesse o faria – e sair distribuindo.

Eu não vou tentar esmiuçar cada capítulo ou tópico presente na obra, porque se tornaria maçante, claro, mas tentar dar um apanhado geral sobre o conteúdo por meio de frases que destaquei e que para mim foram muito importantes. De forma abrangente, o livro de Gaiarsa é sobre a importância da respiração para o bom funcionamento físico e psicológico da pessoa. Pessoal, nunca pensei que a respiração fosse tão poderosa, tão fundamental, tão determinante, que pudesse mudar formas de pensar, que pudesse agir na mente de alguém promovendo um verdadeiro renascimento! Nascemos de novo, quebramos os preconceitos, vivemos melhor com o que temos, não nos tornamos reféns da sociedade, das cobranças sociais. Nos tornamos donos de si,  das nossas escolhas. Eliminados a chamada “educação” repressora e passamos a ser nós mesmos.

Gaiarsa morreu aos 90 anos, 16 de outubro de 2010, e deixou livros lindos

Talvez não seja possível para alguém sozinho chegar a essa iluminação pessoal, mas o texto nos conduz, nos mostra caminhos, e com certeza muda a forma de pensar, nos faz buscar meios para nos sentirmos melhor. Não tenho dúvidas de que este livro, tal qual uma força divina, operou em meu corpo e mente e me fez ficar mais forte e livre.

E para quem ainda não sabe, Freud não explica tudo, embora tenha aberto caminhos. Quem começa a ler psicologia descobre que o pai da psicanálise desprezou o que Reich, por exemplo, desvendou. Como disse Gaiarsa, e isso é algo bem certo, o homem freudiano não tem tórax. Aliás, parece que o homem freudiano tampouco tem cabeça.

Algumas frases importantes

…toda e qualquer atitude crônica contém em si, inerentemente, inibições respiratórias específicas a serem descobertas e desfeitas…

…a causa imediata da angústia é a respiração. O remédio imediato está em acertar a respiração…

Todo o desejo vivo que não se realiza morre de asfixia, que é o processo fisiológico da repressão emocional.

Uma boa mãe sabe dar e fazer na hora certa, como sabe – ou aprende – a negar e exigir em outros momentos.

Parece clara a existência de um grande movimento psicossomático de reorganização de atitudes (dores no corpo), cujo sentido geral parece ser “livrar-se de uma porção de coisas íntimas ou internas” (vômito e diarreia).

Desde pequenos ouvimos, de todas as instâncias ditas pedagógicas, uma porção de regras e “verdades” altamente discutíveis, que apesar disso nos são apresentadas como verdades sagradas. Elas têm a seu favor a adesão de quase todos, que repetem as mesmas coisas. Essas “verdades” e regras influem bastante sobre nós.

…a primeira regra da sabedoria: fale as coisas como elas vêm à mente; não se preocupe inicialmente com a gramática, tampouco com a lógica. Fale livremente.

Quem está sendo estrangulado não consegue pensar em mais nada (essa frase teve muito a ver com as dores no meu pescoço)

Ele (Reich) mostrou para quem quisesse ver que o “inconsciente” de mestre Freud está inteiro no corpo ou simplesmente é o corpo…

Todos vigiam e controlam a todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer – essa é a ansiedade do mundo – a de todos e de cada um.

A ansiedade é o fundamento único de toda a patologia psicossomática.

Re-spir-a tem a mesma raiz latina de e-spír-ito. SPIR significa “que sopra”, “vento”.

Alma. O termo provém do hebraico e significa “sopro”, “hálito”.

É isso, pessoal. Quem quiser um aprofundamento vai precisar ler o livro. Garanto que não será em vão. Um livro lindo e fundamental e que nos ensina a ganhar vida por meio do espírito, por meio da respiração.

About these ads

5 thoughts on “Respiração, angústia e renascimento

  1. Oi, minha amiga linda que eu amo! Eu tenho vários textos soltos, contos, poesias, fragmentos de um romance, etc, mas ainda não é bom o suficiente para ser publicado..rsrs. Um dia, quando me senti seguro, tento.
    Por enquanto, eu vou publicar duas crônicas sobre a cidade de Salvador que vai sair em uma coletânea no primeiro semestre desse ano.
    Beijos!!!

  2. Olá Sandro Meu Nome é Helenice. Que saudade do Gaiarsa!
    Eu já fiz a técnica do renascimento aqui em Belo Horizonte, mas preciso me aprofundar mais.
    Eu copiei o seu texto na integra e coloquei no meu blog:

    http://carandaieaqui.blogspot.com.br/

    Porque tenho duas amigas que querem saber o que é.
    É EU NÃO TINHA UMA BOA EXPLICAÇÃO.
    Copiei a sua e citei a fonte espero que não se importe.

    Também tenho um blog onde recolho histórias:

    http://vouemboraparaparsagada.blogspot.com.br/

    eu não acredito em coincidencias acho que tinha que passar aqui para te deixar um Oi.
    Até, bjs, Nice.

  3. Muito obrigado, Nice! Pode copiar à vontade! Fiquei muito feliz com sua visita! Acho esse livro muito importante. Pelo menos foi para mim. As pessoas podem viver melhor, bastam ir atrás do conhecimento. Esse livro me deu muito, muito mesmo. Ainda não fiz a técnica do renascimento e não sei se aqui em Salvador vou encontrar profissionais que façam. Bom, ainda não procurei. Me senti honrado por você colocar meu texto em seu blog. Vou visitá-lo.
    Grande beijo e volte sempre!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s